Notícias

24/11/2022 24/11/2022 10h12m

Vice-prefeito relata visita à Associação Internacional das Cidades Educadoras durante seminário


Foto: Marcelo Oliveira (Prefeitura)

Rodrigo Decimo cumpriu agenda na Espanha e compartilhou a experiência em evento sobre cidades educadores, em Santa Maria

Com o objetivo de ampliar o debate sobre a ideia-força das cidades educadoras e a possibilidade de tornar Santa Maria signatária desse movimento internacional, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e do Distrito Criativo Centro-Gare, promoveu o Seminário “Santa Maria – Caminhos Para Uma Cidade Educadora”. O evento, que teve abertura na noite desta terça-feira (22) e seguiu nesta quarta-feira (23), foi organizado em parceria com a Universidade Franciscana (UFN), a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar).

O vice-prefeito Rodrigo Decimo participou recentemente de uma missão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) em Barcelona, na Espanha. Na ocasião, entre outras visitas, ele conheceu a sede da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE). Na abertura do seminário, na terça-feira, no Salão de Atos do Prédio 13, no Conjunto 3 da UFN, Decimo contou sobre a experiência e os conhecimentos adquiridos.

“Cidades Educadoras tratam a educação de maneira ampla, além da educação formal, que não deixa de ser muito importante. Porém, nesses locais, a educação extrapola as paredes da sala de aula e os muros da escola e vai até onde o cidadão está. Um dos principais objetivos de uma Cidade Educadora é justamente formar cidadãos por meio do conhecimento, avançando sobre os mais diversos temas, como o planejamento urbano, meio ambiente, saúde, cultura, esporte, legislação e outros”, acrescentou o vice-prefeito.

O seminário teve como público-alvo lideranças sociais da cidade e da Região Centro. A ideia era que poder público, sociedade civil organizada e entidades empresariais participasseem com sugestões e trocas de experiências acerca do tema. Nesta quarta-feira, as atividades ocorreram no Auditório da Reitoria do IFFar de Santa Maria.

Além do vice-prefeito, também participou do evento o presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Oliveira, representando os demais parlamentares. E pelo Executivo Municipal estiveram presentes os secretários municipais de Inovação e Tecnologia, Tiago Sanchotene, de Educação, Lúcia Madruga, de Cultura, Rose Carneiro, entre outros servidores.

ENTENDA
As cidades educadoras integram um movimento iniciado em Barcelona nos anos 1990. Hoje, a cidade sedia a Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE). Contudo, são mais de 500 municípios pelo mundo que integram a rede de Cidades Educadoras. Destas, 26 estão no Brasil e 12 no Rio Grande do Sul.

Cidades Educadoras referem-se a um movimento que compreende a cidade como um vasto espaço educador e de aprendizados a partir do reconhecimento de suas riquezas e de seus saberes. Compartilhar tais elementos que compõem a cidade, requer reconhecê-los como experiências que necessitam ser valorizadas e passadas para as futuras gerações. Procura-se, nesta proposta, melhorar a qualidade de vida, bem como as práticas democráticas, representativas e participativas da sociedade.

Assim, o Seminário “Santa Maria – Caminhos Para Uma Cidade Educadora” tem como principal objetivo compartilhar saberes sobre cidades educadoras no intuito de gerar sinergias com o poder público e a sociedade civil. Bem como provocar a interlocução sobre o conceito e os princípios da Carta das Cidades Educadoras, a fim de alavancar ações para Santa Maria ser Cidade Educadora. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial