Inicial > Notícias > Com apoio da Prefeitura, evento neste...

Notícias

25/11/2022 25/11/2022 10h38m

Com apoio da Prefeitura, evento neste sábado (26) vai destacar a importância do aleitamento materno


Serão oferecidas, de forma gratuita, atividades de integração entre mães e filhos, vacinação e orientação sobre alimentação

O aleitamento materno, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), salva mais de 120 mil crianças e 20 mil mulheres por ano no mundo. No próximo sábado (26), das 15h às 17h, no Parque da Medianeira, ocorrerá o “Mamaço 2022”, evento de apoio, incentivo, promoção e proteção ao Aleitamento Materno. As atividades e serviços são gratuitas.

Segundo a enfermeira do Município, Tainah de Oliveira Guerra, a data foi escolhida para fechar a Semana Estadual do Bebê com atividades para toda a família. O evento contará com oficina de Shantala (massagem de relaxamento e bem-estar em recém-nascidos), vacinação para as crianças, orientações de aleitamento materno e alimentação complementar saudável, música ao vivo, atividades de promoção do desenvolvimento e parentalidade positiva e um dança circular para finalizar a tarde de atividades.

“É um evento que já ocorria antes da pandemia e, agora, estamos retomando. É uma maneira de reaproximar as famílias. Durante a pandemia, houve muito medo das famílias em procurar os serviços de saúde pelo risco de contaminação das crianças. Também tivemos períodos em que as consultas de rotina foram paralisadas. Tivemos uma taxa de mortalidade de 33 óbitos no ano passado, e esse ano já temos 28, em Santa Maria. Portanto é importantíssima a promoção e destaque para o aleitamento materno”, afirma. 

No evento, entre 15h e 17h, a equipe de vacinação da Secretaria de Saúde vai aplicar vacinas em crianças. Estarão disponíveis doses para crianças de 3 e 4 anos (Coronavac), 5 a 11 anos (Pfizer pediátrica ou Coronavac) e vacinas de rotina para crianças de 0 a 14 anos. Não haverá vacinação para adultos.

O evento é promovido pelo Comitê Regional de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), do qual fazem parte alguns profissionais da Secretaria do Município de Saúde, entre eles, as enfermeiras Bruna Dedavid da Rocha e Tainah de Oliveira Guerra e a nutricionista Mariane de Oliveira Milani, responsáveis por Políticas de Saúde do Município.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Arte: Gibran Carrazzoni /Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial