Inicial > Notícias > Prefeitura dá continuidade à abordagem de...

Notícias

19/05/2022 19/05/2022 17h20m

Prefeitura dá continuidade à abordagem de pessoas em situação de rua com a Patrulha da Solidariedade


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Equipe faz o convite às pessoas para irem às casas de passagem, para se abrigarem das baixas temperaturas

A Prefeitura fez nova ação da Patrulha da Solidariedade na noite desta quarta-feira (18), que registrou baixas temperaturas em Santa Maria. Ao todo, foram sete abordagens. Esta foi a terceira noite seguida que o Executivo Municipal rondou a cidade em busca de pessoas em situação de rua, e, entre as três ações, quatro pessoas aceitaram encaminhamento às casas de passagem. 

A ação, que ocorreu das 20h às 22h, foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social em conjunto com outras pastas e setores do Executivo Municipal. A equipe percorreu diversos pontos da cidade, realizando abordagens e acompanhando as pessoas para evitar as consequências do frio a quem tem a rua como domicílio. A Prefeitura faz o convite às pessoas para irem às casas de passagem e, em caso de recusa, os abordados recebem cobertores.

“A nossa missão é que ninguém fique na rua, mas a gente não pode levar ninguém à força. Por isso conversamos, explicamos que nas casas de passagem estas pessoas vão ter um atendimento humanizado. Temos duas casas de passagem em Santa Maria e elas estão com vagas. Por isso, fazemos este trabalho de encaminhar as pessoas em situação de rua para estes lugares, porque nestas casas o atendimento e o cuidado é muito melhor. A Patrulha da Solidariedade dá oportunidade para que estas pessoas encontrem apoio e abrigo, e, em dias de frio extremo, flexibilizamos as regras das instituições para garantir que todos fiquem bem e abrigados, fora das ruas”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves.

As abordagens da Patrulha da Solidariedade ocorreram no Parque Itaimbé, Calçadão e nos bairros Centro, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora de Fátima, em locais que, com frequência, registram permanência de pessoas. Assistentes sociais, psicólogos do Executivo Municipal e representantes das casas de passagem explicavam às pessoas em situação de rua as consequências de ficarem expostas ao frio. A partir disso, faziam o convite para se dirigirem a uma das casas de passagem, onde cuidadores e voluntários tentam recuperar vínculos familiares, demonstrando o cuidado com a população de Santa Maria.

A Prefeitura, em conjunto com pastas e setores da gestão, vai acompanhar as previsões do tempo para os próximos dias e avaliar quando ocorrerá nova ação da Patrulha da Solidariedade.

Ainda na intenção de auxiliar quem precisa, o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, fez no começo da tarde desta quinta-feira (19) um cadastramento de recicladores de resíduos. A ideia é ter um banco de dados das pessoas que atuam nesta área no Município. Catorze pessoas compareceram à ação, que ocorreu na Primeira Igreja Batista de Santa Maria, no Centro. Todas receberam uma cesta básica da pasta municipal.

A secretaria organiza um calendário de ações de cadastramento dos recicladores em outras áreas da cidade. Assim que o cronograma estiver pronto, será divulgado nas redes sociais da pasta e da Prefeitura.

DOAÇÕES
Para oportunizar melhores condições para as pessoas em situação de rua, o Executivo Municipal solicita a ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e outros itens. Os donativos vão auxiliar as pessoas a se acomodarem nas casas de passagem durante a noite. Assim, itens de higiene pessoal, roupas de cama e agasalhos são muito bem-vindos.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho. Quando o Pavilhão B não estiver aberto, as entregas de donativos devem ser feitas na administração do CDM ou aos guardas municipais que ficam no local.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3223-7179 e (55) 9.7400-6490 (ligações e WhatsApp).

A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Ciosp e do Gabinete de Governança.

PATRULHA DA SOLIDARIEDADE
- Como ajudar: com doação de colchões de solteiro, roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente e de cabelo, xampu, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros) e de limpeza (água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros).
- Onde entregar as doações: no Centro Desportivo Municipal (CDM), de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia. Quando o Pavilhão B não estiver aberto, as entregas de donativos devem ser feitas na administração do CDM ou aos guardas municipais que ficam no local.
- Telefones para doações: Para solicitar que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busque as doações os contatos são (55) 3221-9772 ou pelo (55) 9.7400-6490 (Whatsapp ou ligações)

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial