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19/05/2022 19/05/2022 11h30m

Prefeitura deve investir R$ 610 mil em unidade móvel do Procon para atender a população


Projeto foi finalizado e necessita, agora, de licitação para a compra dos veículos para realizar os atendimentos

A Prefeitura de Santa Maria vai oferecer, nos próximos meses, mais um novo serviço: a unidade móvel do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, que vai circular por bairros e distritos do Município atendendo a demanda de forma mais ativa e pontual. O projeto, desenvolvido em parceria com a coordenadora do Procon-SM e vice-presidente da Associação Brasileira de Procons, Márcia Moro da Rocha, tem investimento de R$ 610 mil.

Segundo Márcia Moro da Rocha, a verba vem do Fundo de Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) do Ministério Público do Rio Grande do Sul, destinado à defesa do consumidor em Santa Maria. O recurso será depositado em conta específica vinculada ao projeto, com a contrapartida da Prefeitura vinda do Fundo Municipal de Defesa ao Consumidor. 

“Após o depósito dos valores, será aberta a licitação para a compra dos dois veículos que serão utilizados para as ações. Depois desse processo, poderemos começar a atender à demanda. Mas não há um prazo definido ainda para o início”, explica.

A unidade móvel do Procon é um serviço que já é realizado em cidades do Estado como Porto Alegre, Rio Grande e Novo Hamburgo, e vai funcionar como um avanço do atendimento no balcão da sede física e internet. Atendentes e servidores do Município vão resolver dúvidas, reclamações, ajudar na educação financeira, na educação para o consumo e demais orientações relativas ao Procon. 

OUTRAS AÇÕES

A coordenadora do Procon-SM informa que a instituição vem atendendo santa-marienses e moradores de municípios da região a fim de dar suporte a quem não consegue o acesso pelas plataformas do Governo.

“Uma dessas plataformas é o Consumidor.Gov, que teve nos últimos 20 dias, uma modificação, que consideramos uma elitização de uma política pública que deveria ser de fácil acesso, dificultando, com isso, o atendimento das pessoas de baixa renda ou de menos entendimento de plataformas digitais. Estamos tentando reverter esse quadro. Mas, dentro das nossas possibilidades, estamos fazendo o devido credenciamento dessas pessoas na plataforma eGov, para podermos auxiliar, principalmente, idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirma Márcia Moro da Rocha.

A sede do Procon em Santa Maria fica na Av. Rio Branco, 639, no Centro e funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 15h. Também há a opção de atendimento online pelo site.

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)
Foto: Prefeitura de Santa Maria

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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