Notícias

24/03/2022 25/03/2022 15h35m

Prefeitura passa a oferecer 300 vagas por meio da EJA integrada a cursos profissionalizantes


Arte: Camillo Licínio / Prefeitura

Executivo Municipal fechou convênio com o Instituto Federal Farroupilha IFFar). Agora, além de concluir Ensino Fundamental, alunos podem receber certificado de técnico

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Smed), oferece 300 vagas em uma nova modalidade de ensino: Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. Esta forma de ensino é implementada em Santa Maria a partir de convênio assinado entre o Executivo Municipal e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar). 

São sete escolas da Rede Municipal de Ensino (veja todas na lista abaixo) que ofertam quatro cursos diferentes, que os estudantes podem fazer integrado às aulas do Ensino Fundamental da EJA. Assim, ao concluírem a modalidade de ensino, também recebem certificado de curso técnico. As aulas são ofertadas no turno noite e são gratuitas.

“A ideia é que estes estudantes concluam o Ensino Fundamental com mais oportunidade de emprego, com uma profissão. Além das aulas do 6º ao 9º ano, eles poderão participar do curso profissionalizante com professores do IFFar, que vêm de São Vicente do Sul e Júlio de Castilhos para ministrar as aulas”, explica a coordenadora pedagógica da EJA na Smed, professora Maria Cristina Rigão Iop.

Interessados em participar da EJA Profissionalizante devem ter 15 anos ou mais e até o 5º ano do Ensino Fundamental concluído. As inscrições podem ser feitas pelo site da Prefeitura ou diretamente na secretaria da escola que oferte a opção.

ESCOLAS, CURSOS E VAGAS 

As aulas são ofertadas no turno noite, nas seguintes instituições de ensino:

EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
– Horticultura Urbana – 30 vagas

EMEF Adelmo Simas Genro
– Assistente Administrativo – 60 vagas 
– Horticultura Urbana – 30 vagas

EMEF Irmão Quintino
– Padeiro – 30 vagas 
– Operador de Computador – 30 vagas 

EMEF CAIC
– Assistente Administrativo – 30 vagas

EMEF João da Maia Braga
– Padeiro – 30 vagas

EMEF Pinheiro Machado
– Operador de Computador – 30 vagas

EMEF Duque de Caxias
– Assistente Administrativo – 30 vagas

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Arte: Camillo Licínio / Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial