Inicial > Notícias > Para reordenação dos espaços públicos da...

Notícias

07/12/2021 07/12/2021 19h33m

Para reordenação dos espaços públicos da área central, Prefeitura dá início ao Dezembro Legal


Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)

Servidores da Superintendência de Fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, fazem rondas diárias em principais pontos de movimento

Com o objetivo de reordenar os espaços públicos da área central e realizar uma fiscalização pedagógica, a Prefeitura de Santa Maria começa o Dezembro Legal, iniciativa em que a Superintendência de Fiscalização, com apoio da Guarda Municipal, passa orientações aos vendedores informais. A ação, realizada por meio da Secretaria de Licenciamento e Desburocratização, é intensificada neste momento devido aos festejos de fim de ano.

De acordo com secretário adjunto da pasta, Pietro Júnior, os servidores repassam orientações aos vendedores informais e solicitam que se retirem das áreas públicas, como calçadas e praças, ação realizada antes mesmo de se estabelecerem nas vias. Ele reforça que o Dezembro Legal não se trata de recolhimento de produtos e, sim, de coibir o comércio informal, prática que traz prejuízos aos comerciantes legalizados que pagam devidamente os impostos. Além disso, objetiva que esses vendedores se formalizem. 

“Além de enfrentar o comércio informal, buscamos deixar o passeio público livre para o trânsito dos cidadãos. Nesta época do ano há aumento considerável de movimento pela área comercial da cidade, como na Rua do Acampamento, Calçadão e vias adjacentes”, esclarece Pietro Júnior.

Comerciantes informais se caracterizam por vender produtos geralmente de procedência desconhecida, que atuam predominantemente na rua e sem pagar impostos. Em Santa Maria, os vendedores informais estão alocados no Shopping Independência.

Indígenas e artesãos podem expor seus trabalhos nas ruas, pois existem leis federais que permitem a estes grupos o comércio em vias públicas. Contudo, em Santa Maria, há locais específicos onde estes grupos podem deixar os trabalhos em exposição, que são em cima do Viaduto Evandro Behr e na calçada da Rua do Acampamento, entre a Rua 24 horas e a Rua Venâncio Aires.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial