Inicial > Notícias > Serviço de contenção para estabilizar o...

Notícias

07/12/2021 07/12/2021 19h50m

Serviço de contenção para estabilizar o aterro é realizado em obra emergencial na Presidente Vargas


Além disso, outra frente de trabalho executa o prolongamento de uma galeria em concreto armado. Trecho segue com bloqueios até a conclusão dos serviços 

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, segue com o trabalho na obra emergencial da Avenida Presidente Vargas. Nesta semana, a empresa contratada pela Prefeitura, a Brita Pinhal, realiza o serviço de contenção para estabilizar o talude do aterro. Em outra frente de atuação, é executado o prolongamento de uma galeria em concreto armado, com aproximadamente três metros, para proteger melhor as propriedades do entorno. Uma terceira equipe trabalha na execução da base para as estruturas de gabiões. Ainda para esta semana há previsão de iniciar a montagem das contenções.

A continuidade desta etapa se dá em função de a secretaria ter recebido o material para fazer os gabiões, estrutura de contenção com pedras e arames, na última semana. A previsão é de que sejam necessários em torno de 60 metros de escoras com gabiões, desde o córrego até a altura da pista asfaltada. O investimento na obra é de R$ 942.785,99‬, com recursos próprios.

A situação

O buraco na Avenida Presidente Vargas surgiu quando parte da via se rompeu após uma forte chuva em setembro, no trecho entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, no sentido Bairro-Centro. Pela gravidade do problema e para reforçar a estrutura no local, será feita a colocação da estrutura de gabião. Após, ocorre a recuperação da calçada e parte da via. Em virtude da complexidade dos serviços que serão executados, não há previsão para a conclusão da obra.

Bloqueio e desvios

O trecho permanece com bloqueio e está sinalizado para melhor orientar os motoristas. Agentes da Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU) monitoram o fluxo de veículos e orientam os usuários do transporte coletivo.

Durante a execução dos serviços, o trânsito no sentido Bairro-Centro está sendo desviado na contramão da Presidente Vargas, no lado oposto da avenida, no trecho entre a Maurício Sirotsky Sobrinho e a Visconde de Mauá. Já para os motoristas que trafegam no sentido Centro-Bairro, o desvio será à direita pela Rua dos Lírios, em direção à Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho.

Outra mudança necessária foi a retirada temporária da parada de ônibus no trecho com bloqueio. Por isso, os usuários do transporte coletivo devem se deslocar até a parada que fica próxima à Rua Carlos Gomes. Ainda, o trânsito, no trecho com bloqueio entre a Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho e a Rua Visconde de Mauá, está garantido apenas para a parte comercial, o acesso ao Colégio Antônio Alves Ramos e a Faculdade Palotina (Fapas), assim a como a entrada e saída das residências do local.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086) 
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial