Notícias

19/09/2021 19/09/2021 20h40m

Com apoio da Prefeitura, Campeonato Municipal de Orientação reuniu mais de 100 competidores


Luís Ferraz

Entrega das premiações ocorreu no início da tarde deste domingo (19) e contou com o acompanhamento do secretário municipal de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro

Acabou neste domingo (19) mais uma edição do Campeonato Municipal de Orientação de Santa Maria (CMOrSM). A competição teve o apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio do Programa Municipal de Apoio e Promoção do Esporte (Proesp-SM), e foi organizada pelo Clube de Orientação de Santa Maria (Cosm) em parceria com o Natura Clube de Orientação. A edição de 2021 comemorou os 20 anos da criação do CMOrSM. Neste ano, a competição teve 107 participantes.

A premiação, em medalhas e troféus, ocorreu no início da tarde, na capela do distrito de Palma. O secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, acompanhou a distribuição das congratulações ao lado do presidente do Cosm, Vitor Dias, e do presidente do Natura Clube de Orientação, José Nilton Vargas. 

“Pude contemplar, neste domingo, uma modalidade que tem uma organização exemplar em Santa Maria. A maioria dos competidores é aqui da cidade, mas também tem gente de fora do Município. Um aspecto que me chamou muita atenção foi a participação das famílias. Esse esporte envolve a prática da atividade física e questões cognitivas e emocionais. Nós, da Prefeitura, ficamos muito orgulhosos de apoiar essa iniciativa”, afirma o secretário.

Seguindo as regras sanitárias vigentes em função da pandemia, o CMOrSM teve quatro etapas, que foram realizadas ao longo de dois fins de semana diferentes, em agosto e em setembro. A competição foi sediada nos distritos de Boca do Monte e Palma, no Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Santa Maria (GSSSM) e nas dependências do 4º Batalhão de Logística (4º B Log) e do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (29º BIB).

O ranking com a classificação final dos competidores pode ser conferido no documento em anexo. Todos os três primeiros colocados de cada categoria receberam premiação, conforme os nomes grifados em amarelo no documento. Os demais, que não estão grifados, ou estão em categorias que não completaram o total de três inscritos ou não participaram de todas as etapas.

O que é orientação?

Orientação é uma modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Em síntese, o praticante tem que passar por pontos marcados no terreno no menor tempo possível, com auxílio de um mapa e de uma bússola.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291)
Fotos: Luís Ferraz

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial