Notícias

13/09/2021

Com apoio da Prefeitura, 8º Encontro Regional de Promoção da Vida ocorre nesta quarta-feira (15)


O tema desta edição é “Gestão e Atenção das Crises Suicidas: articulação das redes”

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de conscientização a prevenção do suicídio, será realizado, nesta quarta-feira (15), o 8º Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O tema desta edição é “Gestão e Atenção das Crises Suicidas: articulação das redes”. Devido à pandemia, o evento será realizado online, sendo transmitido pelo Farol UFSM. O encontro é uma realização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e conta com o apoio da Prefeitura de Santa Maria. 

A programação conta com palestra da médica psiquiatra Sarah Sgobin, que é coordenadora de Saúde Mental de Campinas (SP) e professora da faculdade São Leopoldo Mandic. O evento é gratuito, com certificação e aberto à comunidade em geral. Para ter acesso a atividade, é necessário realizar inscrição prévia pelo link bit.ly/promocaodavida21.
 
O Encontro também terá uma roda de conversa direcionada à Coordenação de Atenção Psicossocial e aos trabalhadores da Santa Maria Acolhe, CAPS Prado Veppo, CAPS Infantil - O Equilibrista, CAPS AD - Cia do Recomeço e CAPS AD - Caminhos do Sol. No evento, será discutida a gestão das redes e fluxos envolvendo tentativas de suicídio em Santa Maria, tendo como questão norteadora “Como seu serviço compõe a rede de atenção às crises suicidas no município de Santa Maria?”. A atividade será mediada pela psiquiatra Sara Sgobin. Mais informações neste link.
 
Acolhe Santa Maria

O Acolhe Santa Maria é um serviço da Prefeitura de acolhimento da saúde mental, referência para casos relacionados ao comportamento suicida. O serviço visa acolher e ofertar acompanhamento psicossocial aos casos de crise subjetiva envolvendo situações traumáticas, como luto, acidentes, desastres, homicídios, violência urbana, pandemia e questões relacionadas ao suicídio. Além de permanecer referência para casos relacionados à tragédia da boate Kiss.

A equipe conta com os núcleos de serviço social, enfermagem, psicologia, terapia ocupacional e psiquiatria. Para receber atendimento no Acolhe, o paciente deve preferencialmente ser encaminhado pela Unidade Básica de referência ou Unidades de Pronto Atendimento da Urgência e Emergência. O serviço funciona na Rua Treze de maio, número 35. O telefone para contato é o (55) 3219-2333 ou (55) 99164 - 4154.

Texto: Heloisa Helena Canabarro (estagiária do curso de Jornalismo)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial