Inicial > Notícias > Com intervenção artística e caminhada ecológica,...

Notícias

27/05/2021 27/05/2021 21h03m

Com intervenção artística e caminhada ecológica, Prefeitura de Santa Maria lança edital Arte Perau


Foto: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Documento regrará a escolha de artistas que serão responsáveis por pintar painéis nos mirantes da estrada em Santa Maria. Iniciativa integra a ação ReViva Perau, do Viva Santa Maria 2021

O ReViva Perau é uma ação que tem como foco a manutenção da Estrada do Perau, que conecta Santa Maria e Itaara, realizado em parceria entre as prefeituras dos dois municípios. Em continuidade ao projeto, iniciado no começo de maio, a Prefeitura de Santa Maria lançou nesta quinta-feira (27), os editais “Arte Mural no Perau”, no Mirante 2, que fica no limite entre as duas cidades. O ReViva Perau integra o Viva Santa Maria 2021, programação que celebra os 163 anos de Santa Maria durante o mês de maio.

No ato, os artistas do Coletivo 1340 Instituto Art Rafael Itaqui, Israel Caetano e Fernanda Beck realizaram um intervenção visual no Mirante 2, com uma releitura da marca do ReViva Perau. O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, até ajudou com o spray de tinta no desenho. Na fala aos presentes, Pozzobom lembrou que o Perau é um espaço público, o que significa ser de todos, em direitos e responsabilidades.

“Este espaço é como um filho de todos nós, de Santa Maria e de Itaara. E nós temos que passar tempo com ele, brincar, mas também temos que cuidar. O trabalho feito no Perau é uma construção coletiva, e todos nós temos que seguir cuidando agora, para mantermos o lugar limpo e bonito. Nós temos, aqui, um dos pontos turísticos mais bonitos, basta olhar para a vista, para a natureza. O nosso lema é “a cidade cuidando das pessoas”, mas, também, precisamos que as pessoas cuidem da cidade”, ressaltou o prefeito de Santa Maria.

O chefe do Executivo de Itaara, Silvio Weber, também participou da cerimônia de lançamento do edital e comentou que, depois das primeiras intervenções de limpeza e manutenção do Perau, percebeu mais visitantes no local. Ele avalia o uso desse espaço de convivência como algo positivo, pois representa o sentimento de “pertencer” das pessoas com o local. 

“Esta é uma ação inédita entre as prefeituras. E ver as pessoas aqui, admirando a vista, aproveitando com suas famílias, mostra que estamos fazendo algo bom. E quanto mais visitantes vêm ao Perau, mais cuidado ele fica. Porque as pessoas querem um lugar bonito, limpo e arrumado para relaxar. Daí, elas cuidam”, salientou o prefeito de Itaara.

A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, destaca que a Estrada do Perau tem beleza singular, além de guardar uma memória importante da cidade e dos santa-marienses. 

“Se é de todos, então, cuidar e zelar é dever de todos nós. Os mirantes são espaços de convivência espalhados ao longo da via. O Edital Arte no Perau foi pensado dentro da proposta do ReViva para dar ainda mais beleza ao local. Existe um poder por trás de cada arte mural, numa união de cores e significados. Uma arte que desperta sentimentos como o de pertencimento e que transmite a dinâmica da cidade naquele lugar”, salienta a secretária de Cultura.

Os editais com as diretrizes para a escolha dos artistas que serão responsáveis por pintar os murais serão publicados nos próximos dias. A temática dos desenhos deverá ser relacionada à natureza e ao turismo.

Além de Rose também participaram da atividade os secretários municipais de Santa Maria de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro; de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana; de Comunicação, Ramiro Guimarães; e de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto. De Itaara, além do prefeito municipal, estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Michael Poloni; o diretor de Turismo, Jederson Pereira; e o chefe de gabinete do prefeito, Zenir Oliveira. Também participou da solenidade o presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, João Ricardo Vargas, o Coronel Vargas.

Depois do ato de lançamento dos editais, uma caminhada ecológica foi feita entre o Mirante 2 e o Mirante 1 da via. No caminho, as pessoas recolheram lixo da encosta da estrada.

REVIVA PERAU
Toda a Estrada do Perau passou por limpeza e manutenção desde o começo de maio. Parte do serviço foi feito pela Prefeitura de Santa Maria, e a outra parte, pelo Executivo Municipal de Itaara.

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são estas: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara também vai auxiliar nas ações.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Guilherme Scapin Borges (Mtb: 18.470)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial