Inicial > Notícias > Prefeitura começa segunda etapa do Seminário...

Notícias

22/02/2021

Prefeitura começa segunda etapa do Seminário de Planejamento da Rede Municipal de Ensino para 2021


Fotos: Prefeitura de Santa Maria

Atividades são online e restritas para professores e servidores da Educação municipal 

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, deu início, nesta segunda-feira (22), à segunda etapa do Seminário de Planejamento da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo 2021, previsto para começar em 1º de março. Esta fase, que vai até quinta-feira (25), é a acolhida para professores e servidores das escolas municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Devido à pandemia de coronavírus, as ações são todas online. 

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, salienta que, nesta semana, o Seminário acolhe os servidores e trata de temáticas diversas que envolvem os protocolos de retorno presencial, de saúde de atuação em rede para o retorno, tendo em vista a segurança de todos. A titular da pasta esclarece que as condições sanitárias é que vão ditar o modelo a ser escolhido pelo Município em cada fase do ano letivo (se presencial, remoto ou híbrido) e reforça que esse planejamento é estudado e trabalhado pela Secretaria há muito tempo.

“Estamos em um momento importante de preparação e reflexão sobre nossos próximos passos. Desde 2020, as escolas preparam seus planos de contingência e planos de ação. Agora, é hora de buscar o melhor momento para colocá-los em prática. Precisamos estar atentos ao momento delicado que vivemos pelo avanço da Covid-19, mas, ter como norte a superação dos obstáculos para trazermos nossas escolas de volta. Sempre primando pelo cuidado, com cautela e precaução, dentro da autonomia de cada escola e de modo facultativo aos pais. Precisamos preparar o espírito de todos para este novo momento”, destaca Lúcia. 

O Seminário de Planejamento 2021 da Rede Municipal de Ensino teve a primeira fase de 8 a 11 de fevereiro. Os assuntos abordados na primeira etapa serão multiplicados para a totalidade dos professores e servidores da Rede Municipal com a participação de especialistas da área para orientar e sanar dúvidas. Até o final do mês, todos os servidores da Rede Municipal terão participado do Seminário. 

FAZERES E SABERES POSSÍVEIS
Em paralelo ao Seminário de Planejamento 2021, professores e servidores da Rede Municipal de Ensino podem participar gratuitamente do Seminário Sesc de Educação intitulado "Educação e Conhecimento no Século XXI: Fazeres e Saberes Possíveis". O evento representa uma ação pedagógica e de aperfeiçoamento para professores das redes municipais de ensino de várias cidades do Estado. 

Para a edição de 2021, o Sesc/RS prevê uma programação envolvendo 11 palestrantes renomados, contemplando uma programação de 20 horas de participação. Saiba mais no site do evento

CALENDÁRIO DA 2ª ETAPA
Segunda-feira (22) 
– 9h - "Acolher, recomeçar e ressignificar": abertura da 2ª etapa do Seminário de Planejamento com gestores municipais e psicopedagoga Márcia Romano Migliore
– 15h - “Diálogo para atuação em rede na volta às aulas” com Drª. Rosangela Corrêa da Rosa, promotora de Justiça da Promotoria Regional de Educação de Santa Maria 

Terça-feira (23)
– 9h - Protocolos de Segurança Sanitária com Alexandre Machado Streb, da Vigilância Sanitária Municipal (Secretaria de Saúde); Luana Fietz da Silva Raznievski e Medianeira dos Santos Garcia, do Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E)

Quarta-feira (24)
– 9h - Roda de Conversa com professores da Rede Municipal de Ensino 

Quinta-feira (25)
– 14h - Conversa com a Drª. Marceli Zamboni Bertoncello, pediatra e infectologista pediátrica do Husm, formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial