Notícias

02/12/2020

Para quitar dívida com o Município, empresa cercará o Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria


Serviço prevê mais segurança para o local que sedia 41 empresas e o Santa Maria Tecnoparque

A Prefeitura, por meio da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, assinou um Termo de Parcelamento com uma empresa que adquiriu dívida com o Município para uma contrapartida. A empresa fará o cercamento do Parque Industrial e Tecnológico de Santa Maria, o antigo Distrito Industrial. O local conta com 41 empresas instaladas, além do Santa Maria Tecnoparque, que hospeda outros 32 empreendimentos.

A secretária em exercício de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, diz que o cercamento tem como objetivo melhorar a estrutura e a segurança do Parque Industrial. 

“Dizem que Santa Maria não é industrializada, mas 14% do nosso PIB (Produto Interno Bruto) é desse setor. E a gente nota um crescimento no Município da indústria sem fumaça, que são as vinculadas ao setor de tecnologia. Com o cercamento, queremos deixar a região mais segura e atrativa para as empresas se instalarem”, explica Ticiana.

O superintendente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e gestor do Parque Industrial, Michel Kesseler, destaca que além de ampliar a segurança da região, o cercamento também pretende coibir o descarte incorreto de resíduos. Segundo ele, materiais dos mais variados tipos já foram deixados pelo local.

“Queremos impedir o descarte de resíduos, de qualquer tipo. Como é uma localidade afastada, o pessoal vai até lá para se desfazer de vários itens. Já encontramos sofás, eletroeletrônicos e muitas outras coisas. Todas descartadas indevidamente”, conta Kesseler.

O cercamento, a partir da dívida, está orçado em R$ 165.977,43. O devedor é responsável por todas as fases da execução. A primeira etapa, que consiste na fabricação dos gradis, está prevista para começar ainda neste mês. O projeto prevê a instalação de 140 gradis de concreto, totalizando 350 metros lineares. 

Também é responsabilidade do devedor a instalação dos gradis, abertura de trecho com retroescavadeira, topografia, alinhamento, cotas de nível e locação, uso de guincho, perfuração do solo, concretagem das fundações, transporte e demais serviços que se fizerem necessários. Conforme o termo, assinado nesta terça-feira (1º), o serviço deve ser concluído até 30 de setembro de 2021.

O cumprimento do termo será acompanhado pela Prefeitura, tendo como fiscal titular o servidor Michel Kesseler. Já a chefe de gabinete de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Elizandra Brum Machado Fagundes, será a fiscal suplente do processo.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial