Inicial > Notícias > Retomada do ano letivo por meio...

Notícias

20/07/2020

Retomada do ano letivo por meio do Ensino Remoto começou nesta segunda-feira na Rede Municipal


Atividades não presenciais ocorrerão em todas a 80 escolas do Município

A retomada do ano letivo na Rede Municipal de Ensino por meio do Ensino Remoto já é uma realidade em Santa Maria. Nesta segunda-feira (20), as 80 escolas, os 1,6 mil professores e os mais de 20 mil alunos deram a largada na iniciativa pioneira no Estado de retomada das atividades escolares. Algumas instituições de ensino, neste primeiro momento, estão fazendo o planejamento estratégico, bem como a busca ativa dos estudantes que ainda não entraram em contato com as escolas.

Pede-se que os estudantes e as famílias de alunos que não fizeram contato com as escolas que o façam, pois é fundamental o engajamento de toda a comunidade escolar (clique aqui).

Para prestigiar a iniciativa inovadora, e necessária devido à pandemia de coronavírus, o prefeito Jorge Pozzobom e a secretária de Município de Educação, Lúcia Madruga, visitaram algumas escolas da Rede Municipal nesta segunda-feira. De modo geral, as avaliações são positivas, assim como pontuou a superintendente pedagógica da Secretaria de Educação, Gisele Bauer.

“Foi um dia muito tranquilo. Algumas escolas aproveitaram para fazer o planejamento, realizando estratégias e reunindo os professores. Muitas instituições já estavam fazendo o atendimento remoto e, agora, estão intensificando suas ações. A grande maioria dos estudantes está tendo acesso apesar das questões de conectividade. Lembramos que todos os estudantes vão ser atendidos conforme o cronograma de atividades das escolas e a partir das suas possibilidades. Mas, podemos dizer que este primeiro dia foi de bastante sucesso”, explicou a superintendente.

Conforme a Secretaria de Educação, o atendimento remoto pode ou não ser apoiado pela tecnologia. As estratégias estão sendo definidas por escola, diante de cada realidade. O objetivo é que se possa trabalhar com todas as estratégias disponíveis para a efetiva participação do estudante, seja pelo meio online (videoaulas, plataformas digitais, Recursos Educacionais Digitais, correios eletrônicos, redes sociais, televisão, rádio, entre outros) ou pela utilização de instrumentos didáticos físicos com as orientações pedagógicas encaminhadas às famílias.

Dessa forma, reforça-se que o Ensino Remoto não é definido apenas pela substituição das aulas presenciais, mas, sim, com o uso de estratégias mediadas ou não por tecnologias digitais de informação e comunicação que busquem, sobretudo, o alcance dos objetivos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular, no Referencial Curricular Gaúcho e no Documento Orientador Curricular de Santa Maria, de forma interdisciplinar e contextualizada.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial