Notícias

10/07/2020

Testes rápidos serão aplicados em mais de 300 suspeitos de coronavírus notificados à Vigilância


Ação ocorrerá durante este sábado (11) somente para as pessoas que foram contatadas e agendadas previamente pela Prefeitura

A Prefeitura de Santa Maria realiza, neste sábado (11), das 9h às 17h, uma grande ação de testagem rápida para verificar a presença de anticorpos do coronavírus em suspeitos da doença notificados pela Vigilância em Saúde. Ao todo, 329 pessoas contatadas pela Central de Referência Municipal da Covid-19 foram agendadas para realizar o exame em espaço coberto do Parque da Medianeira. Na tarde desta sexta-feira (10), profissionais de saúde que atuarão na iniciativa de testagem participaram de um treinamento promovido pela Prefeitura e pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), realizado na antiga Reitoria da instituição de ensino.

“A aplicação de testes é uma das formas de combate ao coronavírus que a Prefeitura prioriza para a população. É mais uma das ações de cuidado com as pessoas, que deve se somar à conscientização a partir do uso de máscaras, evitar aglomerações e medidas de higiene”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom, que compareceu ao treinamento para saudar os profissionais de saúde e acadêmicos que atuarão na iniciativa.

O treinamento foi ministrado pelo secretário de Saúde, Guilherme Ribas, pela secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig, pelo coordenador do Centro de Referência Municipal da Covid-19, o médico epidemiologista Marcos Lobato, e por professores da UFSM. A ação de testagem terá a atuação de 50 pessoas, entre acadêmicos e profissionais do Departamento de Saúde Coletiva, do Departamento de Enfermagem, do Observatório em Saúde e da Residência Multiprofissional de Saúde, todos da UFSM, e da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma), além de profissionais que atuam no Centro de Referência.

Os testes rápidos serão realizados no salão de festas da Basílica da Medianeira, onde os examinadores ficarão na parte de dentro do espaço e os suspeitos serão atendidos em parte coberta da estrutura em função da previsão de chuva. Somente terão acesso ao Parque as pessoas agendadas, que poderão ir a pé ou em veículos. A Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana dará apoio à iniciativa. A previsão é de que cada examinador aplique o teste em três pessoas por hora. Enquanto aguarda pelo resultado do exame, que leva 15 minutos, o usuário responderá a um questionário sobre as condições de saúde. A pessoa a ser testada deve apresentar documento de identidade com foto e ir com máscara de proteção. 

“Ressaltamos que a ação de testagem é voltada somente para pessoas suspeitas de coronavírus, que tenham sido notificadas pela Vigilância em Saúde e que tenham horário agendado. A iniciativa não é aberta a toda a população. Esse reforço na explicação servirá para qualificar os atendimentos naquelas pessoas que realmente necessitam verificar se tiveram contato ou não com o vírus”, explica a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.

Os agendamentos estão sendo realizados desde a última semana, verificando se os suspeitos já realizaram algum tipo de exame. Mais de 1,8 mil pessoas notificadas pela Vigilância em Saúde foram contatadas. Após o levantamento de dados, os resultados passarão a ser reclassificados no Boletim Epidemiológico.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial