Notícias

10/07/2020

Obras de melhorias em ruas do Bairro Itararé foram retomadas nesta sexta-feira (10)


Pacote inclui a Visconde de Ferreira Pinto, a Oscar Henrique Zappe e a Marechal Deodoro

A Prefeitura de Santa Maria retomou, nesta sexta-feira (10), as obras de melhorias nas ruas Visconde de Ferreira Pinto, Oscar Henrique Zappe e Marechal Deodoro, no Bairro Itararé, na Região Norte da cidade.

Projeto complexo de drenagem pluvial do Executivo Municipal, os serviços de recuperação da área começaram emergencialmente no final de 2019. Com o andamento das obras, percebeu-se que esse projeto inicial não era suficiente para resolver o problema em definitivo. Agora, já em execução, ele será complementado e finalizado.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o trabalho é especialmente desafiador porque dá conta de escoar toda a água que desce de morros que fazem parte do relevo da região.

“Antes, estava prevista uma estrutura para dar conta de uma determinada quantidade de água. No entanto, uma estrutura maior seria necessária. Constatamos isso no andamento da obra. Com isso, concluímos essa primeira etapa, reavaliamos, e, agora, voltamos ao local para resolver o problema em definitivo”, explica o secretário interino de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner da Rosa.

Caso essa ressalva não tivesse sido feita pelo Executivo Municipal, haveria a possibilidade de a população local continuar a enfrentar problemas, além de a estrutura sofrer danos ao longo do tempo, o que acabaria acarretando na necessidade de novas intervenções. Com o cuidado tomado pela Prefeitura, não só foi evitado o desperdício de recursos públicos como também foi garantida a segurança da população, já que os impactos de alagamentos serão amenizados.

O sistema de esgoto pluvial previsto contempla, basicamente, o escoamento das águas pluviais (da chuva) das pistas de rolamento e áreas adjacentes até ponto de deságue. A concepção do sistema segue as orientações e critérios usuais em vias urbanas. O projeto pluvial foi desenvolvido de acordo com o projeto geométrico da via, bem como com as galerias pluviais existentes. 

Serão investidos R$ 744.271,77 para finalizar a drenagem pluvial, a pavimentação e a sinalização de 385,20 metros da Rua Oscar Henrique Zappe, 451,21 metros da Rua Visconde de Ferreira Pinto e 117,23 metros da Rua Marechal Deodoro. A empresa Cotrel Terraplenagem Pavimentações Eireli terá 60 dias para concluir os serviços.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17.688)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial