Notícias

08/07/2020

Mais de 270 suspeitos de coronavírus notificados à Vigilância em Saúde já foram agendados para teste


Contato com mais de 1,8 mil pacientes começou a ser feito na última semana

A ação de testagem rápida para verificar a presença de anticorpos do coronavírus em suspeitos da doença notificados pela Vigilância em Saúde de Santa Maria ocorrerá neste sábado (11). Para isso, mais de 1,8 mil pessoas estão sendo contatadas desde o último sábado (4). Até a tarde desta quarta-feira (8), já foram agendadas 277 pessoas, que farão o teste rápido em ação no Parque da Medianeira, das 9h às 17h, com aplicação feita por profissionais da saúde da Prefeitura. Também estão sendo agendados horários para a próxima semana, na Central de Referência Municipal da Covid-19, aos suspeitos que não poderão fazer o teste neste sábado. 

Ao todo, 10 linhas telefônicas do Centro de Referência Municipal da Covid-19 foram utilizadas no último sábado (4) para fazer contato com os suspeitos de estarem com Covid-19. Durante esta semana, as ligações continuam no Centro de Referência. A ação tem apoio de acadêmicos e profissionais do Departamento de Saúde Coletiva, do Departamento de Enfermagem, do Observatório em Saúde e da Residência Multiprofissional de Saúde, todos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma).  

Pelo número (55) 3220-0390, são contatadas pessoas notificadas com síndrome gripal e que não fizeram nenhum teste para detectar o coronavírus. Caso algum dos pacientes tenha realizado teste, é pedido que o resultado seja enviado pelo e-mail examecovidsantamaria@gmailcom ao Centro de Referência para atualização do caso no sistema. Após o recebimento do documento, o resultado passa a ser reclassificado no Boletim Epidemiológico.

No Parque da Basílica da Medianeira, enquanto aguarda pelo resultado do exame, que leva 15 minutos, o usuário responderá a um questionário sobre as condições de saúde. A pessoa a ser testada deve apresentar documento de identidade com foto e ir com máscara de proteção. Somente serão testadas as pessoas que foram contatadas e agendadas previamente pela Prefeitura.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial