Notícias

20/02/2020 20/02/2020 16h25m

Professora da Rede Municipal de Ensino é semifinalista em prêmio nacional de Educação


Educadora da EMEF Lourenço Dalla Corte transforma papéis usados em artesanato e arte

A iniciativa de uma professora da Rede Municipal de Ensino, de transformar papéis usados em arte, peças de artesanato e em Educação Ambiental e Financeira tem trazido excelentes resultados para Santa Maria. O trabalho da professora Mariza Medianeira Vieira de Oliveira, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Lourenço Dalla Corte, no Bairro São José, além de ser referência para toda a Rede, ultrapassou os limites da cidade e do Estado e, agora, é semifinalista da 1ª edição do Prêmio Professor Transformador do Bett Educar 2020.

O projeto “Sustentabilidade e Cidadania – Educação Ambiental e Financeira” concorre entre 350 propostas semifinalistas do prêmio nacional após ser selecionado entre milhares de iniciativas. Agora, o projeto da professora Mariza – que já ganhou o selo de professor transformador – aguarda o resultado, em março, das 12 finalistas. Quem chegar lá, vai apresentar a ideia desenvolvida na escola em um congresso Bett Educar, em Londres, na Inglaterra.

O PROJETO

“De onde vem o papel?”. Essa foi a pergunta feita pela professora Mariza aos alunos do 1º ano da Lourenço Dalla Corte, ainda em 2019. A partir do questionamento, e da vivência em sala, em que muitos papéis usados eram descartados, a educadora lançou o projeto. Toda a escola abraçou a iniciativa, e vários objetos começaram a ser realizados, como massinha de modelar, chaveiros, imãs, flores, quadros e vários objetos.

“Usamos diversas disciplinas para esse projeto, como: de onde vem o papel? A resposta vem da história; de qual país? Buscamos na geografia; entre tantas outras matérias. Mas utilizamos, principalmente, a criatividade dos alunos para criar materiais e objetos”, destacou a professora.

EMPREENDEDORISMO E CRIATIVIDADE

Depois de criados os objetos por meio de papéis reciclados, a turma da professora Mariza optou por comercializá-los nas festas da escola. Os valores arrecadados também foram trabalhados em sala, com aulas sobre empreendedorismo e finanças, conforme a idade das crianças. Ao final do ano, os estudantes decidiram que o dinheiro arrecadado seria utilizado para a compra de um bufê de sorvete, encerrando o ano letivo de 2019 com amplo conhecimento e diversão.

PRÊMIO NACIONAL

O prêmio Professor Transformador é realizado pela Base2Edu e pela Bett Educar e contribui para a inovação na educação e para a valorização do professor que, de fato, está transformando a sociedade a partir de seu trabalho. O objetivo do prêmio, conforme a organização, é reconhecer práticas inovadoras de professores de todo o país que tenham como proposta a transformação das salas de aula em ambientes criativos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial