Notícias

19/02/2020 19/02/2020 16h07m

Obras de reforma e ampliação da Unidade Psiquiátrica Madre Madalena começam nos próximos dias


Assinatura da ordem de serviço ocorreu no Hospital Casa de Saúde

Com a intenção de suprir uma demanda municipal e regional, a Prefeitura de Santa Maria e a Casa de Saúde assinaram a ordem de serviço que garante as obras na Unidade Psiquiátrica Madre Madalena. Os trabalhos de reforma e ampliação do setor no hospital, com 25 leitos regionais para pacientes de saúde mental, levarão 10 meses para a conclusão. A iniciativa foi celebrada na manhã desta quarta-feira (19), na presença de representantes do Executivo, da direção da Casa de Saúde, de municípios da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e da Construtora Pasqualotto, responsável pela obra.

“Este dia é importante. Além de reafirmar o cuidado que temos com a população, é mais um trabalho que exigiu muito planejamento de toda a equipe e demonstra que vencemos a burocracia. As obras de recuperação do pavimento das ruas Ary Lagranha Domingues e General Câmara, vias que dão acesso ao hospital e à UPA, também são consequência desse zelo que temos com os pacientes”, explica o prefeito Jorge Pozzobom, presente na assinatura da ordem de serviço.

A obra contempla 15 leitos masculinos e 10 femininos. Serão substituídos pisos, esquadrias e teto, construídos banheiros junto aos quartos e enfermaria, adequadas redes elétrica e hidráulica e pintados e ampliados os espaços destinados aos pacientes. O principal objetivo é proporcionar ambientes qualificados à recuperação terapêutica dos pacientes. O investimento é de cerca de R$ 1 milhão, com previsão de entrega em 10 meses. As obras terão início em até cinco dias úteis.

“O espaço será destinado ao atendimento de pacientes de saúde mental 100% SUS na Casa de Saúde. A ação conjunta das secretarias agilizou o processo de licitação de forma responsável, que trará muitos benefícios para Santa Maria e toda a região”, reafirma o secretário de Saúde, Guilherme Ribas.

Para a diretora da Casa de Saúde, irmã Liliane Alves Pereira, a gestão compartilhada do hospital possibilitou a formação de parcerias para a obra devido à complexidade do trabalho a ser realizado. O investimento, de cerca de R$ 1 milhão, é do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Região Centro Santa Maria (Cerest), aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão Intergestores Regional. Além disso, o projeto arquitetônico foi doado pela Associação Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas). A presidente da associação, irmã Acélia Schuamber, participou do ato acompanhada do administrador do hospital, Rogério Carvalho.

A assinatura também foi prestigiada pelo chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, pelo secretário de Finanças, Mateus Frozza, pelo secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Rui Fabrin, pelo secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, pelo secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, pela secretária adjunta de Estruturação e Regulação Urbana, Taís Nascimento, e pela Controladora Geral do Município, Carolina Lisowski. Estavam, ainda, representantes das secretarias de Saúde que integram a 4ª CRS.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial