Inicial > Notícias > Prefeitura realiza atividades de prevenção e...

Notícias

18/02/2020 18/02/2020 14h26m

Prefeitura realiza atividades de prevenção e orientação a Infecções Sexualmente Transmissíveis


Iniciativa é coordenada pela Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, reforça a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante os festejos de Carnaval. A Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais realiza ações por meio de orientações de saúde e disponibilização de preservativos (confira abaixo). Na manhã desta terça-feira (18), ocorreu uma atividade na UFSM, em frente ao RU II, no bairro Camobi. Em parceria com o projeto #VemTestar, da PRAE UFSM, foram disponibilizados preservativos e folderes referentes à ISTs, além de informações de serviços onde disponibilizam testagens rápidas.

Conforme Carolina Backes, responsável pela Política Municipal de HIV/Aids, ISTs e Hepatites Virais, essas atividades reiteram o compromisso e responsabilidade do Município para com a população santa-mariense. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e Casa Treze de Maio disponibilizam testes rápidos, além de preservativos masculinos (adulto e adolescente) e femininos (adulto).

A Prefeitura orienta que, em caso de relação sexual sem uso de preservativo, rompimento de preservativo feminino/masculino ou acidentes ocupacionais com materiais perfurocortantes, o usuário pode procurar um serviço 24 horas (PA do Patronato, UPA ou PA Ruben Noal) para prescrição da profilaxia pós-exposição (PEP), que consiste em um método de prevenção de urgência à infecção pelo HIV. Em caso de violência sexual, o usuário pode procurar o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) para iniciar a PEP. As pessoas podem buscar atendimento nesses locais, preferencialmente, nas primeiras seis horas após a exposição de risco para melhor eficácia do tratamento, e, no máximo, em 72 horas. A PEP pode ser utilizada a cada seis meses em caso de necessidade e consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por 28 dias.

Programação:

21 de fevereiro (sexta-feira) e 29 de fevereiro (sábado), das 19h15min às 20h30min, em frente ao Colégio Santa Maria (na saída dos ônibus para os blocos carnavalescos para a região)
- Serão disponibilizados preservativos e compartilhadas informações referentes à prevenção de ISTs e serviços onde disponibilizam testagens rápidas

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Arquivo e divulgação / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial