Notícias

15/02/2020 15/02/2020 13h19m

Unidades de Saúde abriram as portas, neste sábado, para o Dia D de vacinação contra o sarampo


Estão sendo imunizados crianças e jovens de 5 aos 19 anos

Neste sábado (15), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs) e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde (Eacs) de Santa Maria abriram as portas para receber a população que buscou imunizar crianças e jovens de 5 a 19 anos contra o Sarampo. O Dia D de vacinação ocorre em todo o país. Nos locais, os vacinadores também foram orientados a verificar se as demais doses da caderneta de vacina estão em dia, principalmente contra febre amarela e HPV.

O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas estiveram em diversos pontos de vacinação, acolhendo a população e apoiando as equipes técnicas das unidades de saúde.

“É de extrema importância este dia, e, por isso, acompanhamos o Dia D em vários postos de saúde. Também é importante a presença dos pais, que sabem da necessidade de trazer os filhos para se imunizarem”, disse o chefe do Executivo.

O sarampo é uma doença transmissível aguda, grave e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre diretamente de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou permanecer em ambientes contaminados. Os principais sintomas são febre alta, cansaço, falta de apetite e sintomas respiratórios, principalmente tosse.

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial