Notícias

21/01/2020 21/01/2020 17h12m

Após cavalo ser atropelado em Santa Maria, donos são localizados por meio de microchip


Nova ação de microchipagem vai ocorrer nesta quinta-feira (23), a partir das 14h

Uma família proprietária de um cavalo encontrado caído em via pública foi localizada porque o animal havia recebido um identificador durante uma das ações de microchipagem da Prefeitura de Santa Maria, dentro do Programa Municipal de Controle de Mobilidade ao Bem-Estar do Animal de Tração. O animal teria sido atropelado, fato que aconteceu na manhã desta terça-feira (21), na Estrada Municipal Eduardo Duarte, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, moradores da região encontraram o equino ferido e entraram em contato com a pasta por meio do telefone (55) 3921-7150. Assim que foi contatada, por volta das 11h, uma equipe foi ao local, fez uma primeira avaliação e acionou a Central de Bem-Estar Animal. O cavalo havia sofrido uma fratura em uma das patas.

Por meio do microchip inserido no cavalo, a Central de Bem-Estar Animal teve acesso aos dados que permitiram localizar os proprietários. Eles foram contatados e acompanharam o trabalho da Prefeitura.

Cerca de 20 minutos se passaram entre a chegada da primeira equipe do Executivo Municipal e o contato com os proprietários.

Cavalo precisou ser eutanasiado

Após avaliação do veterinário da Central de Bem-Estar Animal, conclui-se que o cavalo precisava ser eutanasiado.

“Ele apresentava uma fratura complexa em uma das patas. Pretendíamos levá-lo para a UFSM, onde poderia receber tratamento, mas, mesmo depois de ter sido usado tranquilizante, estava relutante em entrar no caminhão. Ainda, estava se apoiando sobre a pata fraturada, o que agravava o caso. Nós não tínhamos como deixar o animal naquela situação, em sofrimento”, explicou o veterinário e coordenador da Central Bem-Estar Animal do Município, Alexandre Caetano.

O procedimento foi realizado no local com a permissão dos proprietários. O animal recebeu medicação anestésica e calmante antes de a eutanásia ser realizada. A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Guarda Municipal deram apoio à pasta de Meio Ambiente.

Nova ação de microchipagem

Está prevista, para esta quinta-feira (23), uma nova ação de microchipagem de animais de tração, desta vez no Bairro Urlândia. Serão distribuídas 15 fichas, e os atendimentos ocorrerão a partir das 14h. Confira, abaixo, o cronograma:

23 de janeiro – Bairro Urlândia

  • Local: Campo do 14 de Julho (Rua Alfredo Viana)

30 de janeiro – Bairro Chácara das Flores

  • Local: em frente ao Cemitério Israelita (Rua Passo dos Webber)

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Foto: João Vilnei (Mtb 17922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial