Notícias

16/11/2019 16/11/2019 17h39m

Prefeito e vice participam da abertura do 28º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras


Mais de 30 bandas, e 1,8 mil músicos, de 25 cidades participaram do evento. 3º Campeonato Aberto Cone Sul de Bandas e Fanfarras ocorre em paralelo

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice Sergio Cechin participaram, na tarde deste sábado (16), da abertura do 28º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras e do 3º Campeonato Aberto Cone Sul de Bandas e Fanfarras. Trinta e quatro bandas de 25 municípios gaúchos estão inscritas, somando cerca de 1,8 mil músicos.

As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, de Infraestrutura e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana trabalharam para deixar a Avenida Rio Branco impecável para receber a todos. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, enfatizou que a realização desse tipo de evento, no Centro de Santa Maria, é mais uma intenção do Poder Público que é concretizada.

“Desde 2017, o prefeito nos cobra para trazermos a vida de volta para Santa Maria. E é isso que estamos fazendo. Ver todos reunidos aqui demonstra ser possível, sim, unir a cidade. Divergimos em algumas ocasiões, sim, mas, na maior parte das vezes, concordamos. Acredito que é consenso entre as pessoas aqui presentes que esse tipo de atividade nos faz cidadãos, pessoas melhores. Foi um ano de preparação para esse momento. Queremos, agora, que esses eventos façam parte do calendário oficial do Município, para que o que vemos aqui hoje se repita. Meus parabéns a todos”, comemorou Falk.

O vice-prefeito Sergio Cechin relembrou a história da Esfas, a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos da Brigada Militar, responsável por embalar o ritmo da abertura dos dois campeonatos na tarde deste sábado.

“Recordar é viver. Santa Maria tem muito orgulho de vocês. Todos pararam para ouvi-los quando começaram a tocar. É algo extraordinário. Não à toa, a banda tem reconhecimento nacional. Nosso muito obrigado”, agradeceu o vice-prefeito Cechin.

Já o prefeito Jorge Pozzobom agradeceu pela presença de todos, bem como pelo trabalho da sua equipe, que atuou para tornar o evento realidade.

“Agora, chega de falar! Vocês estão aqui para ouvir música, e eu também. Vamos começar!”, anunciou o prefeito Pozzobom.

O prefeito Jorge Pozzobom, o vice-prefeito Sergio Cechin, o secretário Falk, e o coordenador do evento, Jeferson Nunes, foram homenageados pela Federação de Bandas do Rio Grande do Sul (Febargs) devido aos trabalhos feitos em prol do movimento.

Estiveram presentes no evento, também, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a controladora geral do Município, Carolina Lisowski, a secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, o secretário-adjunto de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Rosa, o superintendente de Esportes, Givago Ribeiro e o vereador Manoel Badke, representando a Câmara de Vereadores de Santa Maria.

A competição

A primeira banda a entrar na avenida foi a Banda Municipal de Esteio, que concorre na modalidade Fanfarra Simples, da categoria Infanto-Juvenil. Ainda há bandas concorrendo nas categorias Juvenil e Sênior, nas modalidades de Fanfarra Simples, Banda Marcial, Banda de Percussão, Banda Marcial Tradicional e Banda Musical de Marcha.

As apresentações artísticas ocorrem na quadra da Avenida Rio Branco que fica entre a Rua dos Andradas e a Rua Venâncio Aires (sentido Centro-Bairro), das 13h30min às 20h, neste sábado, e das 8h às 20h, no domingo (17).

Além das apresentações deste ano, que prometem ser emocionantes, serão prestadas homenagens aos apaixonados pelas bandas marciais que fizeram parte da memória dos eventos.

A Prefeitura de Santa Maria e a Febargs se empenharam para que as competições se tornassem realidade. Os eventos também só foram possíveis devido ao apoio da Rede Super, da Lojas Paraiso e da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL).

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação

Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial