Notícias

08/11/2019

Ações de diagnóstico da diabetes reúnem centenas de pessoas na Praça Saldanha Marinho


Prefeito Jorge Pozzobom participou da iniciativa de prevenção à doença

Em comemoração ao Dia Mundial da Diabetes, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e a Sociedade Brasileira da Diabetes promoveram atividades, durante esta sexta-feira (8), na Praça Saldanha Marinho, para chamar a atenção sobre o aumento da incidência da doença crônica. Acadêmicos de três instituições de ensino realizaram ações gratuitas de diagnóstico da diabetes em pessoas de diferentes idades. O prefeito Jorge Pozzobom acompanhou a iniciativa.

“Estamos todos aqui para ressaltar a importância de um diagnóstico precoce para evitar possíveis consequências dessa doença e deixar a população mais saudável. Agradecemos a dedicação desses estudantes que estão realizando os atendimentos com muito profissionalismo”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado do secretário de Saúde, Francisco Harrisson.

Além de integrantes da Sociedade Brasileira da Diabetes Seção Rio Grande do Sul, as atividades contaram com acadêmicos da UFSM, da UFN e da Fisma, por meio dos cursos de medicina e de enfermagem. Junto aos servidores da Prefeitura, eles realizavam uma triagem junto às pessoas, dando orientações sobre a diabetes ou como manter uma vida saudável. Também eram realizados exames de glicemia capilar, que mede o nível de açúcar no sangue

A ação contou, ainda, com o preenchimento de formulários das pessoas diagnosticadas com diabetes. Os objetivos são cadastrar esses pacientes e encaminhá-los para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a fim de iniciar ou dar continuidade ao tratamento. 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial