Inicial > Notícias > Fórum de Desenvolvimento Gaúcho debateu Segurança,...

Notícias

07/11/2019

Fórum de Desenvolvimento Gaúcho debateu Segurança, Infraestrutura e Inovação em Santa Maria


Prefeito Jorge Pozzobom e vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, foram painelistas do evento

Santa Maria foi sede, nesta quinta-feira (7), do Fórum de Desenvolvimento Gaúcho. Promovido pelo Jornal Correio do Povo e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o evento tratou das principais demandas da Região Central relacionadas à Segurança Pública, além de pautas de interesse coletivo das cidades do centro do Estado, como a duplicação da RSC-287, a abertura do Hospital Regional de Santa Maria e assuntos relacionados à inovação.

O primeiro painel debatido tratou do programa do Governo Estadual RS Seguro. O painelista foi o vice-governador e secretário de Segurança Pública, delegado Ranolfo Vieira Júnior. Os debatedores foram o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Luiz Fernando Pacheco, e o superintendente da Famurs, Werno Müller. A mediação foi feita pelo jornalista Telmo Flor, editor-chefe do jornal Correio do Povo.

Na oportunidade, o vice-governador abordou os dados do Estado relacionados à violência e, também, o objetivo do programa RS Seguro, que busca oferecer um Estado mais seguro para se residir e se investir. Conforme Ranolfo, para que a Segurança Pública seja efetiva, é preciso estar baseado nos pilares da Integração, de Inteligência e de Investimento qualificado, com planejamento a curto, médio e longo prazos. Nesta ocasião, a gestão do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito Sergio Cechin foi elogiada, já que tem investido no Plano Municipal de Segurança Pública e na integração das forças de segurança.

O prefeito Jorge Pozzobom, que debateu no primeiro painel (Segurança Pública), falou sobre as ações concretas promovidas pelo Governo Municipal, como o investimento em tecnologia e inovação, o investimento de mais de R$ 6 milhões anuais para o Sistema de Videomonitoramento e Cercamento eletrônico e a integração dos órgãos de segurança da cidade na Central Integrada de Operações (Ciop). O chefe também destacou o investimento em Educação no Município como forma preventiva.

“Estamos investindo em novas tecnologias, inovações e inteligência, pois, como sempre saliento, a Segurança Pública é dever do Estado, mas, compromisso de todos. Também atuamos de forma preventiva ao investir em Educação, que é uma das prioridades do Governo”, ressaltou o prefeito.

No segundo painel da tarde, outros convidados deram continuidade ao Fórum de Desenvolvimento Gaúcho, abordando assuntos como inovação e infraestrutura. Também participaram do evento, o secretário chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, a procuradora-geral do Município, Rossana Boeira, a presidente da Câmara de Vereadores, Cida Brizola, entre outras autoridades do Município

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial