Inicial > Notícias > Prefeitura realiza ações de diagnóstico da...

Notícias

06/11/2019

Prefeitura realiza ações de diagnóstico da diabetes nesta sexta-feira (8), na Praça Saldanha Marinho


Estimativa é de que cerca de 10 mil pessoas convivam com a doença crônica

Para chamar a atenção sobre o aumento da incidência da diabetes, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realiza atividades gratuitas para a população durante esta sexta-feira (8). Na Praça Saldanha Marinho, das 9h às 16h, pessoas de qualquer idade poderão fazer o exame de glicemia capilar, que mede o nível de açúcar no sangue. A ação faz parte do Dia Mundial da Diabetes, celebrado em 14 de novembro. 

A iniciativa será realizada em parceria com a Sociedade Brasileira da Diabetes Seção Rio Grande do Sul, com a UFSM, com a UFN e com a Fisma, por meio dos cursos de medicina e de enfermagem. Junto aos servidores da Prefeitura, os acadêmicos também estarão dando orientações sobre a doença crônica. 

Na Praça, serão preenchidos formulários das pessoas diagnosticadas com diabetes. Os objetivos são cadastrar esses pacientes e encaminhá-los para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), a fim de iniciar ou dar continuidade ao tratamento. A estimativa do setor de Política de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Secretaria de Saúde, é de que cerca de 10 mil pessoas com mais de 18 anos residentes em Santa Maria tenham diabetes. Porém, a tendência é que esse número seja maior em função da falta de registro pela Prefeitura. 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: Arquivo / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial