Notícias

16/09/2019

Funcionários do Aeroporto Municipal participam da Operação Voo Livre com órgãos de segurança


Testes de inspeção atendem a exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

Uma iniciativa que visa garantir a segurança de usuários do Aeroporto de Santa Maria tem encerramento nesta sexta-feira (13). Desde o começo desta semana, os 21 servidores da Prefeitura que prestam serviços no aeroporto passaram por diferentes avaliações dentro da Operação Voo Livre. As atividades ocorreram em conjunto com a Polícia Federal, a Ala 4, a Brigada Militar e a Receita Federal, além da Guarda Municipal.

“Foram realizadas avaliações de toda a equipe que faz parte da segurança do Aeroporto Municipal, com testes no sistema de inspeção de pessoas nos pontos de controle de acesso às salas de embarque e nos pertences de mão, simulações de interferências com busca de entorpecentes e identificação de veículos no estacionamento, entre outras ações”, explica o gerente de Segurança Operacional do Aeroporto, Aleques Martins.

Os servidores foram submetidos a testes em que supostos passageiros tentavam embarcar com cartões vencidos, réplica de armas e artefatos simulando bomba. Também foram usados cães farejadores nas ações. As atividades fazem parte do Controle de Qualidade da Agência Nacional de Aviação Civil (AVSEC), atendendo exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e certificando o local como seguro. Esta é a segunda vez que a Operação Voo Livre é realizada no Aeroporto Municipal. A primeira ocorreu durante preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial