Notícias

21/08/2019

Prefeitura e ONG Igualdade promovem capacitação para melhor atender população trans de Santa Maria


Acolhimento e encaminhamento para redes de saúde foram os assuntos abordados

Para garantir atendimento digno à população, profissionais que atuam nas unidades de saúde do Município participaram de uma capacitação voltada para melhor atender a população transexual e transgênera de Santa Maria. A atividade ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPeS), para recepcionistas e técnicos em enfermagem.

A atividade teve apoio da ONG Igualdade, que apresentou para a Prefeitura o projeto Transcender. O objetivo da proposta é a criação de um programa de saúde que satisfaça as necessidades e demandas de transexuais e transgêneros de Santa Maria. Para isso, a Prefeitura está viabilizando a concretização de um ambulatório, que deve funcionar junto à Policlínica Nossa Senhora do Rosário ainda neste segundo semestre do ano, com profissionais da rede.

A capacitação contou com representantes de entidades de gênero do Estado. Bruno Henrique Popko atua na Coordenadoria da Diversidade Sexual, do governo do Estado. Por meio de vídeos e relatos pessoais, ele enfatizou a necessidade de os profissionais estarem atentos para as necessidades das pessoas que procuram as unidades de saúde em busca de atendimento. 

“O atendimento qualificado a qualquer pessoa passa pelo tratamento humanizado que é dado logo no momento do acolhimento. Por isso, a importância de sempre estarmos conscientes do que a pessoa precisa para fazermos o encaminhamento correto”, explica Popko. 

A atividade também contou com Chris Siberino, que é Miss Trans Diversidade de Canoas, a professora Martha Souza, ativista e pesquisadora de questões de gênero, e o advogado Alberto Barreto Goerch, presidente da Comissão da Diversidade Sexual e Gênero da Subseção Santa Maria.

Na próxima semana, representantes das secretarias de Saúde que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde participarão de nova iniciativa sobre a Saúde da Política LGBT, uma vez que a efetivação do ambulatório está dentro desta política do governo do Estado. Será em 29 de agosto, das 13h30min às 17h, também no auditório da 4ª CRS (Rua General Neto, 100). Serão abordadas questões relacionadas à saúde LGBT, notificações de casos de violência, entre outros assuntos.

 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial