Notícias

16/08/2019 16/08/2019 21h30m

Prefeito Jorge Pozzobom participa do 75º aniversário do Regimento Vanguardeiro


Chefe do Executivo fez inauguração de selo comemorativo dos 75 anos

O prefeito Jorge Pozzobom participou, na noite desta sexta-feira (16), da solenidade do 75º aniversário do 1º Regimento de Carros de Combate (1º RCC), conhecido como “Regimento Vanguardeiro”, na Avenida do Exército, Bairro Boi Morto.

Na oportunidade, houve o lançamento de uma moeda e de um selo personalizado comemorativo. Quem fez a inauguração do selo, junto ao comandante do 1º RCC, o Coronel de Cavalaria Emerson Luis de Araújo Pângaro, foi o prefeito Pozzobom.

Tanto as novas moedas quanto os novos selos farão parte dos acervos das entidades que se fizeram presentes na solenidade.

Durante a formatura da tropa do 1º RCC, o comandante saudou os militares e agradeceu a presença de todos.

“Agradeço a presença de Jorge Pozzobom, prefeito da Capital dos Blindados, bem como de todos aqueles que de alguma forma contribuíram com este regimento nesses 75 anos. Em especial, à tropa que se forma aqui hoje. Posso afirmar com certeza que as tropas formadas aqui estão entre as melhores do mundo”, disse.

Criado em 1944 no estado do Rio de Janeiro, o 1º RCC iniciou seu processo de transferência para a guarnição de Santa Maria em 2004, como parte do Plano de Reestruturação do Exército Brasileiro.

Em 2005, instalou-se junto ao Campo de Instrução de Santa Maria, nas antigas instalações do 7º Batalhão de Infantaria Blindado – Regimento Gomes Carneiro.

No ano de 2009, o Regimento recebeu os primeiros carros de combate LEOPARD 1A5BR, adquiridos do Exército Alemão, que passaram a contar com moderno sistema de controle de tiro e equipamento de comunicação, tais como: sistema de controle de tiro digital, visão termal e rádio digital.

Hoje, o Regimento Vanguardeiro, subordinado à 6ª Brigada de Infantaria Blindada, Brigada Niederauer, operando os carros de combate LEOPARD 1A5BR, sendo conhecido como “os Punhos de Aço” da elite do combate convencional do Comando Militar do Sul.

Texto: João Pedro Lamas (Mtb 17688)
Fotos: João Alves/Prefeitura de Santa Maria
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial