Notícias

16/08/2019 16/08/2019 16h43m

1ª edição da Maratona de Leitura de Santa Maria registra mais de 12 mil inscrições


Iniciativa ocorre desde as 9h desta sexta-feira (16) e se encerra no sábado

O incentivo à leitura ganhou reforço de diversas instituições e ações individuais neste ano a partir da 1ª Maratona de Leitura de Santa Maria. Desde as 9h desta sexta-feira (16), vários momentos de leitura foram programados com o objetivo de promover 24 horas ininterruptas de atividade cultural. A proposta tem financiamento do Sistema Pró-Cultura e da Prefeitura de Santa Maria, por meio do Edital de Apoio à Produção Cultural e Artística de Santa Maria.

“Esta iniciativa é de grande importância para todos porque somos a Cidade Cultura. Realizamos a Feira do Livro, em que os visitantes têm a oportunidade de terem mais contato com os livros. Com a Maratona, prolongamos esse sentimento para que mais leitores sejam despertados”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, que escolheu uma poesia do escritor Humberto Gabbi Zanatta para ler a estudantes da Escola Municipal Vicente Farencena, na Praça Saldanha Marinho.

O coreto da Praça foi um dos pontos de leitura montados no Centro de Santa Maria. No local, qualquer pessoa poderia chegar, escolher um livro do projeto Mala de Leitura e dar início à viagem que a leitura promove. Na manhã desta sexta-feira, a Biblioteca Municipal Henrique Bastide recebeu estudantes da Escola Estadual Marieta D’Ambrósio. Representantes da Casa do Poeta propuseram às turmas a leitura de poesia. À tarde, a Escola Municipal Angela Tomazetti realizou diferentes atividades que também incentivam a imaginação, como teatro de bonecos e aulas de culinária para os estudantes da Educação Infantil.

Outros locais de Santa Maria, como shoppings, bares e instituições, também promoveram momentos de leitura. Conforme a organização da 1ª Maratona, mais de 12 mil inscrições foram recebidas. A estimativa é de que cada inscrição corresponda a, pelo menos, três leitores.

A 1ª Maratona de Leitura de Santa Maria se encerra com uma caminhada promovida pelo Coletivo Memória Ativa. A concentração será neste sábado, às 9h, na Praça Saldanha Marinho. Os participantes percorrerão a Avenida Rio Branco, parando em determinadas vias para a leitura de trechos de livros de autores santa-marienses.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Fotos: Deise Fachin e João Vilnei (Mtb: 18.086) 
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial