Notícias

16/08/2019 16/08/2019 11h25m

Grupo do Caps Prado Veppo produz cerca de 600 biscoitos por semana para geração de trabalho e renda


Para reforçar a produção, Prefeitura realizou a doação de um forno à instituição

Uma das diversas oficinas do Centro de Atenção Psicossocial Prado Veppo será profissionalizada a partir da doação de um forno para os integrantes do grupo Uma Boa Ideia. Oito pessoas atendidas no Caps produzem cerca de 600 biscoitos por semana, que são comercializados em feiras e palestras da área de saúde. Na manhã desta sexta-feira (16), o prefeito Jorge Pozzobom, por meio da Secretaria de Saúde, fez a entrega do equipamento. Uma das consequências diretas dessa iniciativa é o despertar da autonomia entre as pessoas atendidas.

“Tenho muito orgulho em saber deste trabalho e de poder fazer parte desta atividade que possibilita a ressocialização das pessoas atendidas no Caps. É uma atividade de integração para os pacientes e também para os profissionais, que serve de exemplo para outras instituições de Santa Maria”, reforça o prefeito Jorge Pozzobom, parabenizando a equipe.

Além da equipe do Caps Prado Veppo e de atendidos, a entrega da doação também contou com o secretário de Saúde, Francisco Harrisson, com a superintendente de Atenção Especializada, Claúdia Mello, com o superintendente Administrativo e Fincanceiro, Heverton Prates, e com o superintendente Setorial, Christian Lacorte. Eles foram presenteados com o biscoito chamado de União Estável, uma adaptação do Bem Casado. São duas broas recheadas com goiabada, criação dos próprios integrantes da oficina.

“Os trabalhos realizados pelos Caps de Santa Maria são referência para toda a região. As pessoas atendidas pela Saúde Mental representam uma parcela muito grande da comunidade e, por isso, é muito importante pensar em alternativas de atendimento para todos”, explica o secretário de Saúde, Francisco Harrisson.

A psicóloga Fernanda Altermann, que coordena o grupo Uma Boa Ideia, explica que, além da questão de autonomia, a produção dos biscoitos possibilita aos integrantes a inserção no mercado de trabalho. Um dos participantes já está empregado, e mais duas pessoas que integram outras oficinas do Caps estão em processo de colocação em empresas. 

O Caps Prado Veppo, localizado na Avenida Hélvio Basso, 1.245, atende pessoas com transtornos mentais graves. Por mês, são atendidas mais de 700 pessoas, entre homens e mulheres de diferentes idades. A equipe conta com 10 servidores da área de saúde, entre psicólogos, psiquiatras e terapeutas ocupacionais, além de seis residentes e estagiários. 

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Fotos: Deise Fachin / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial