Notícias

19/07/2019

Aluno da EMEF Perpétuo Socorro é contemplado com bolsa de estudos para fortalecer projeto científico


Tomás de Paula Martins, de 14 anos, apresentou o trabalho com outros colegas durante a 1ª Mostra de Iniciação Científica do Ecoinovar

Um trabalho científico na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Perpétuo Socorro garantiu a um estudante da instituição uma bolsa de estudos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A pesquisa do aluno Tomás de Paula Martins, 14 anos, foi premiada na 1ª Mostra de Iniciação Científica do Ecoinovar, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O trabalho foi apresentado ainda em 2017 e, devido a sua relevância, ganhou destaque na mostra, que consiste em promover o intercâmbio, a divulgação e o estímulo à produção de conhecimentos para o desenvolvimento de novas iniciativas voltadas à inovação e à sustentabilidade.

Intitulado "Levantamento dos problemas ambientais no entorno da EMEF Perpétuo Socorro", o projeto foi coordenado pela professora Bryana da Silva D’Ávila e, também, contou com a participação dos alunos Amanda Cunha Cardoso, Pedro Kaique Ferreira Solano e Yuri Ortiz Kaufmann.

Atualmente no 9º ano, o aluno Tomás, por se destacar, ganhou a bolsa com duração de seis meses por meio da UFSM. Dessa forma, o adolescente vai poder seguir desenvolvendo o projeto em sua comunidade. O trabalho consiste em orientar os vizinhos da escola sobre problemas ambientais e conscientizar sobre a importância de melhorar a qualidade ambiental da região. A professora e os alunos também criaram um compartimento em que, a partir de uma luz de laser, é possível ver os micro-organismos que estão nas águas do Arroio Cadena, localizado perto da escola.

“Sempre gostei de estudar os temas voltados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Muito bom receber esse reconhecimento e poder seguir desenvolvendo o projeto”, disse Tomás Martins.

Uma das professoras que coordenam os trabalhos científicos na escola, Silvana Ferraz, e a diretora da escola, Daniela Guterres, vibraram com a conquista do jovem. A diretora ressaltou aos demais alunos a importância de valorizar os projetos extraclasse e de como os trabalhos podem contribuir para o futuro dos alunos.

“Os projetos desenvolvidos na escola dão resultados positivos, e, quem se dedica aqui, colhe os frutos para a vida toda”, destacou Daniela.

O trabalho desenvolvido pelo aluno também integra o projeto da Escola Perpétuo Socorro no Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco).

Ressalta-se, ainda, que, neste ano, a universidade promove a 3ª Mostra de Iniciação Científica dentro do Seminário Ecoinovar, sendo mais uma oportunidade para que outros estudantes da Rede Municipal de Ensino possam conquistar oportunidades como a do estudante da Perpétuo Socorro.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Foto: João Vilnei
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial