Inicial > Notícias > Centro de Artes e Esportes Unificados...

Notícias

16/07/2019

Centro de Artes e Esportes Unificados e CRAS Oeste oferecem atividades gratuitas para a população


Por mês, mais de 500 pessoas são atendidas, mas espaço ainda é pouco utilizado

Um espaço que propicia o cuidado com as pessoas está à disposição da comunidade do Bairro Nova Santa Marta. Desde maio de 2018, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) funciona na Avenida Malmann Filho. A mesma área, de 3 mil metros quadrados, abriga também o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste, que oferece serviços vinculados às políticas sociais do Município. Embora funcionando na Região Oeste de Santa Maria, qualquer morador pode ter acesso gratuitamente aos espaços diversificados. 

“Por dia, circulam cerca de 50 pessoas no CEU e no CRAS, totalizando mais de 500 famílias atendidas por mês. Mesmo assim, sentimos que a comunidade não tem o sentimento de pertencimento. Estamos conquistando, aos poucos, as pessoas e abrindo cada vez mais espaço para que todos se sintam acolhidos”, afirma Carlos Geovani Lemos, diretor geral do Centro.

O CEU foi fundado em maio de 2018. Conta com quadra poliesportiva coberta, teatro para apresentações artísticas e exibição de filmes, mesas de xadrez, pracinha infantil e pista para skate, roller e bicicleta, além de salas de oficinas e biblioteca. Monitores parceiros são os responsáveis por atividades de esporte, lazer e cultura destinadas a pessoas de todas as faixas etárias. O espaço também abre as portas para ações de escolas e instituições, fazendo com que cerca de 200 pessoas ocupem o espaço por mês.

Já o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Oeste funciona desde 2016. O local oferece serviços de assistentes sociais e psicólogos. A população pode fazer o Cadastro Único, além de ter acesso a diferentes orientações sociais. Também são realizadas oficinas de futebol, basquete, atividades lúdicas, ginástica para idosos, dança e grafite.

“Oferecemos oficinas e serviços de convivência, com o fortalecimento de vínculos familiares e encaminhamentos da área de saúde. Com isso, temos mais de 300 pessoas circulando por mês. Porém, temos espaço e equipe para receber muito mais pessoas. Tudo de forma gratuita”, explica Angela Oliari, coordenadora do CRAS Oeste.

A gestão do CEU é compartilhada entre a Prefeituras, a comunidade e a sociedade civil organizada por meio de um grupo gestor que fica encarregado fazer o planejamento da gestão e adequar o uso e a programação dos equipamentos. 

Confira as atividades e serviços disponibilizados:

Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
- Quadra poliesportiva coberta
- Teatro para apresentações artísticas e exibição de filmes
- Mesas de xadrez
- Pracinha infantil
- Pista para skate, roller e bicicleta
- Salas de oficinas
- Biblioteca
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h
Fone: (55) 3213-5106

CRAS Oeste
- Realização do Cadastro Único
- Orientações sociais
- Oficinas de futebol e de basquete
- Atividades lúdicas
- Ginástica para idosos
- Dança
- Grafite
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 16h30min
Fone: (55) 3213-5106

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Deise Fachin / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial