Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria promove a...

Notícias

13/07/2019 14/07/2019 23h31m

Prefeitura de Santa Maria promove a 5ª edição do projeto Sorria Santa Maria neste sábado


Iniciativa para preservação da saúde bucal também contou com ação da campanha Julho Amarelo para prevenção às hepatites virais

A Prefeitura de Santa Maria promoveu, neste sábado (13), a quinta edição do Sorria Santa Maria com atendimentos no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que fica na Avenida Borges de Medeiros, 804, no Bairro Bonfim. Com o objetivo de garantir a preservação da saúde bucal da população, a atividade foi realizada das 8h às 16h, com profissionais e auxiliares da área da saúde do Município, além de voluntários, residentes e estudantes da UFSM. O atendimento odontológico para o Projeto ocorre mediante agendamento prévio no CEO. Entre os objetivos da iniciativa estão zerar a fila para o serviço odontológico e oferecer atendimento à comunidade em dia alternativo.

A coordenadora da Política de Saúde Bucal da Prefeitura, Patricia Campagnol, informou que, para essa edição, estavam agendados 71 atendimentos, mas a chuva dificultou o comparecimento dos usuários até o local. Ao final do serviço, foram atendidos 40 pacientes.

Com foco na campanha Julho Amarelo, que atua na prevenção e no combate das Hepatites Virais, outra ação tirava dúvidas de pacientes e acompanhantes na sala de espera. A coordenadora de Política de HIV, ISTs e Hepatites Virais do Município, Daiane Tolentino, e a residente da UFN Kauane Marques distribuíam também material informativo sobre o assunto.

Ainda outra atividade no CEO destinava-se ao bem-estar dos profissionais e dos colaboradores do Sorria Santa Maria. Para proporcionar relaxamento, sessões de Reiki estavam sendo oferecidas como terapia complementar. A técnica promove a saúde física, mental e emocional por meio da imposição das mãos. Em 3 de agosto, deverá ocorrer nova edição especial do Sorria Santa Maria para atendimentos das especialidades de endodontia e periodontia.

Saiba Mais:

HEPATITES

Hepatite A: infecção no fígado causada pelo vírus da hepatite A
Transmissão: fezes infectadas, alimentos contaminados e água contaminada
Prevenção: saneamento básico, lavar as mãos e alimentos, beber água fervida ou filtrada

Hepatite B: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ocasionar inflamações no fígado
Transmissão: por meio de relação sexual sem preservativo, uso de instrumentos com sangue infectado (agulhas, seringas, material de manicure sem esterilização...) Da mãe para o bebê durante o parto
Prevenção: vacinação e uso de preservativo

Hepatite C: a mais grave infecção que atinge o fígado
Transmissão: instrumentos infectados (agulhas, seringas...)Não é considerada IST, pois transmissão sexual é muito rara

Mais Informações:

Casa 13 de Maio
Rua Riachuelo, 364 – Fone: 3921.1263
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.

A Casa 13 de Maio é uma unidade de saúde especializada, com foco no atendimento de infecções sexuais transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e hepatites virais (B e C). Realiza testagem, tratamento e acompanhamento. Atende pessoas com a idade a partir dos 17 anos, trabalha com a prevenção e a assistência ao usuário, com acolhimento, orientação, distribuição de insumos (todos os tipos de preservativos, além de informativos), pré e pós-aconselhamento e quatro tipos de testagem (para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C).

Texto: Erenice de Oliveira  (Mtb 9040)
Fotos: Deise Fachin (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial