Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria integra mesa-redonda...

Notícias

18/06/2019

Prefeitura de Santa Maria integra mesa-redonda sobre Diversidade e Imigração na UFSM


Secretárias de Educação, Lúcia Madruga, e de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, participaram de evento no prédio da Reitoria, nesta terça-feira

A Prefeitura Municipal acredita que o título de Coração do Rio Grande representa muito mais do que a posição geográfica de Santa Maria. Nele, também está expresso todo o afeto com que os moradores da cidade recebem quem chega de outro lugar.  Dessa forma, o Município não poderia ficar fora do debate sobre “Diversidade e (Inter)Culturalidade, realizado a partir das 13h30min desta terça-feira, 18, no campus Camobi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, e a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, representaram o Executivo Municipal na mesa do evento, que foi organizado pelo Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSM Direitos Humanos e Mobilidade Urbana Internacional (Migraidh) e pelo Comitê Representativo dos Imigrantes e Refugiados da UFSM (Cerim). A atividade teve como objetivo promover o diálogo sobre as diferenças culturais de imigrantes e refugiados que vivem na cidade, a partir de relatos de estudantes da UFSM que vivem nessa condição.

A secretária Marta Zanella destacou a importância da criação de políticas públicas de acolhimento para minimizar as dificuldades vividas pelos imigrantes, que podem ser em relação ao idioma, ao espaço ou a respeito de hábitos culturais. Já a secretária Lúcia Madruga observou que a questão das diferenças culturais do Brasil vem sendo abordada nas escolas municipais. Por outro lado, disse que o foco específico da imigração e dos refugiados ainda precisa ser melhor apresentado.

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb 9040)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial