Notícias

18/04/2019

Escolas da cidade participam de reunião e detalham compromissos deste ano com o programa PEA-Unesco


Foto: João Alves/Prefeitura

Nove escolas do Município são associadas à organização internacional e outras quatro estão em processo de adesão

 

A manhã desta quinta-feira (18) foi de reunião e orientações sobre o Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco). É que, neste ano, várias escolas da Rede Municipal de Ensino têm compromissos com a organização internacional, que passam por congressos e intercâmbios.

Sabendo disso, a Prefeitura convocou as escolas associadas à PEA-Unesco para um encontro. As professoras receberam orientações, especialmente, sobre o Encontro Nacional da Rede PEA, que acontecerá em Ouro Preto, Minas Gerais, de 11 a 13 de setembro. Na cidade mineira, todas as escolas públicas associadas da Rede PEA, além de compartilhar experiências, aprender com grandes especialistas e receber orientações sobre os projetos, receberão uma placa acrílica para ser afixada na recepção ou no local de maior visibilidade da escola, celebrando a participação na rede de escolas associadas.

Ressalta-se que, Santa Maria, conta com nove escolas certificadas pela PEA-Unesco: EMEF Perpétuo Socorro, EMEF José Paim de Oliveira, EMEF Altina Teixeira, EMEF Pão dos Pobres, EMEF Vicente Farencena, EMEF Chácara das Flores, EMEF Intendente Manoel Ribas, EMEI Borges de Medeiros e Escola Santa Catarina.

Também foram convidadas a participar da reunião as escolas candidatas neste ano ao selo do programa, que são as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) João Pedro Menna Barreto, Renato Nocchi Zimmermann, CAIC Luizinho de Grandi, Escola Divina Providência, além do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha, campus Júlio de Castilhos.

INTERCÂMBIO EM PORTUGAL

Devido à certificação, as escolas Perpétuo Socorro, Chácara das Flores, Intendente Manoel Ribas e Santa Catarina foram convidadas a participar de um intercâmbio em Portugal, que ocorrerá neste ano.

“Convidamos os representantes das escolas para que pudéssemos conversar, prestar esclarecimentos e dar orientações sobre os eventos programados para este ano”, explicou a coordenadora do programa PEA-Unesco na Secretaria de Educação, Elhonara Diniz Ribeiro.

O intercâmbio ocorre de 28 de setembro a 12 de outubro de 2019, em várias cidades portuguesas. Os trabalhos de pesquisa apresentados serão avaliados por bancas portuguesas, convidadas pela Association for World Innovation in Science and Health Education (Awishe), que, em novembro de 2017, trouxe a Santa Maria o programa Infection Control Awareness Through Education (ICATE), durante o II Encontro Nacional de Treinamento e Formação de Professores e Tutores de Comunidades de Aprendizagem Colaborativa, sediado em Santa Maria.

As escolas selecionadas para ir à Europa realizaram projetos dentro dos quatro eixos temáticos da PEA-Unesco: problemas mundiais, sustentabilidade, cultura de paz e intercâmbio cultural.

 

Programa das Escolas Associadas das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (PEA-Unesco)

Escolas da Rede Municipal de Ensino Certificadas
EMEF Perpétuo Socorro
EMEF José Paim de Oliveira
EMEF Altina Teixeira
EMEF Pão dos Pobres
EMEF Vicente Farencena
EMEF Chácara das Flores
EMEF Intendente Manoel Ribas
EMEI Borges de Medeiros

Escola da Rede Privada Certificada
Escola Santa Catarina

Escolas em Processo de Adesão ao PEA-Unesco 2019
Divina Providência
EMEF Renato Nocchi Zimmermann
EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto
Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Farroupilha – campus Júlio de Castilhos (faz adesão por Santa Maria)
CAIC Luizinho de Grandi

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial