Notícias

12/04/2019

Para garantir o acesso à arte e à cultura, EMEF Sérgio Lopes promoveu a 1ª edição do Cine Renascença


Foto: João Alves/Prefeitura

Dezenas de pessoas da comunidade lotaram o salão da instituição de ensino

 

O cinema é uma das artes mais importantes e poderosas do mundo, capaz de influenciar culturas e transformar realidades, além de ser uma garantia de entretenimento e uma fonte de educação. Sabendo disso, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Sérgio Lopes promoveu, na noite de quinta-feira (11), a 1ª edição do Cine Renascença.

A noite mais que especial dedicada à sétima arte movimentou a comunidade escolar. Estudantes, pais, irmãos, avós, amigos, professores, funcionários e apoiadores lotaram a sede da instituição para assistir ao filme “O menino que descobriu o vento”. Um painel branco garantiu a tela para o cinema, enquanto crianças, adultos e idosos se acomodavam nas cadeiras. A sessão começou às 19h e a todo momento mais gente chegava na escola, com direito a passagem pelo tapete vermelho e a tradicional pipoca.

“Acreditamos que o Cine Renascença é uma fonte de inclusão cultural e uma forma de nos aproximarmos cada vez mais da comunidade escolar. Esse evento é um momento de acolhimento e de sensibilização”, destacou a diretora Andreia Aparecida Liberali Schorn.

“A proposta da nossa escola é se abrir ao seu entorno, e que novos espaços de construção do conhecimento sejam incorporados. Procuramos garantir o acesso à cultura, por meio do cinema, à comunidade na qual estamos inseridos. Hoje é uma noite especial para todos nós”, complementou a vice-diretora Vanessa Flores.

A iniciativa dos professores da Sérgio Lopes está amparada no projeto institucional da escola, que neste ano se chama “Além da Ponte: outra educação possível para meninos e meninas”. A direção pretende promover o Cine Renascença uma vez ao mês, garantindo o acesso da comunidade à arte, à cultura e à educação.

A atividade da escola Sérgio Lopes contou com apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O mesmo grupo tem outros projetos de cinema na instituiçõo, em que promovem, junto aos alunos, curtas-metragens.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial