Notícias

11/04/2019 12/04/2019 17h17m

Floreiras passam a delimitar espaço de passeio para pedestres e veículos na segunda quadra da Bozano


A previsão é que na próxima semana seja dado início à pintura da via conforme projeto original

A Prefeitura dá continuidade ao Re. Viva Bozano, iniciativa para garantir um ambiente de mais mobilidade e conforto aos santa-marienses. Após a instalação do parklet piloto, em frente à loja Eny Infanto, na segunda quadra da Rua Dr. Bozano, iniciativas conjuntas entre secretarias fazem parte do projeto de revitalização, que entra em nova fase. Por isso, motoristas devem ficar atentos ao Centro do Município.

Servidores da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos começaram, nesta quinta-feira (11), a instalação de 90 floreiras na quadra entre as ruas Floriano Peixoto e Serafim Valando. O objetivo é que esses suportes para plantas delimitem o espaço de passeio para pedestre e veículos. As floreiras são tubos de concreto que estão sendo fixados no asfalto. Por isso, naquele trecho, não haverá mais estacionamento. As exceções são quatro vagas para mototáxis, 10 vagas para motocicletas, duas vagas de carga e descarga, uma vaga para idoso e uma para Pessoa com Deficiência (PCD), todas no lado esquerdo da via, antes do parklet. Já no lado direito da quadra, as exceções serão oito vagas para táxis e quatro vagas de embarque e desembarque.

Para sinalizar da melhor forma essas vagas, uma equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana finalizou, ainda na manhã desta quinta-feira (11), a colocação de sinalização vertical na segunda quadra da Bozano. Foram instaladas novas placas de estacionamento e trocadas as danificadas.

“O Plano Diretor de Mobilidade Urbana dá prioridade aos pedestres. Para isso, estamos prevendo o alargamento das calçadas e a diminuição da passagem dos carros, com revitalizações também no Calçadão até a Praça Saldanha Marinho. Por isso, essa segunda quadra da Bozano é como um teste para a população ir se acostumando com as novidades”, explica o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron. 

Caso o tempo permaneça seco, as floreiras devem ser todas instaladas até esta sexta-feira (12). Já a partir da próxima semana, a Prefeitura dará início à colocação de terras e mudas de plantas nas estruturas, além da pintura desses limitadores e também do asfalto. Essas intervenções seguem o projeto vencedor do Re. Viva Bozano, de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFN. A ideia é que sejam usadas cores quentes (vermelho, laranja e amarelo) nos espaços de circulação da segunda quadra da Bozano, e cores frias (azul, verde e roxo) nas “ilhas de refúgio”.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb 14.102)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial