Inicial > Notícias > No início da tarde desta quinta-feira,...

Notícias

11/04/2019 11/04/2019 15h38m

No início da tarde desta quinta-feira, Prefeitura também zerou demanda de vagas no Pré-A


Foto: Arquivo/Prefeitura

Números podem variar, já que as inscrições ficam permanentemente abertas

 

Cumprindo sua responsabilidade legal e mostrando, mais uma vez, que a Educação é um dos pilares do Governo Municipal, a Prefeitura de Santa Maria zerou a demanda de vagas para crianças de 4 e 5 anos. Na prática, isso significa que nenhum aluno do Pré-A e do Pré-B está fora da sala de aula. No início da tarde desta quinta-feira (11), o número foi atualizado, e as últimas crianças que necessitavam de vagas foram encaminhadas às escolas.

A Secretaria de Município de Educação mantém as inscrições para a Educação Infantil permanentemente abertas. Por isso, os números podem mudar a cada dia. Ressalta-se que, para zerar a demanda, vários fatores contribuíram, como o empenho do Poder Público em cumprir a legislação e garantir que todas as crianças de 4 e 5 anos tivessem suas vagas asseguradas; a dedicação dos servidores em trabalhar para ajustar o número de vagas; a transferência do Núcleo de Matrículas da Educação Infantil para a Secretaria de Educação, pois antes as inscrições funcionavam junto à Central de Matrículas e nas próprias escolas; e a própria parceria e o comprometimento das escolas, que comunicam imediatamente ao Núcleo quando há vagas disponíveis.

Conforme dados da Secretaria, na quarta-feira (10), a demanda para vagas no Pré-B (crianças de 5 anos) estava zerada. Já para o Pré-A (crianças de 4 anos) a demanda foi zerada nesta quinta-feira.

“Nós sabemos que garantir vagas aos alunos de 4 e 5 anos é uma obrigação do Município, mas, mesmo assim, diante das dificuldades, é preciso celebrar essa conquista. É um trabalho coletivo, que envolve todos nós, mas, especialmente, os servidores da nossa Secretaria de Educação”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

Conforme o Núcleo de Matrículas, foram abertas 17 novas turmas neste ano, somando 340 novas vagas, garantindo vagas às crianças dessas faixas etárias.

BERÇÁRIO E MATERNAL

A Prefeitura de Santa Maria destaca que, apesar de trabalhar para garantir vagas para todas as crianças, ainda tem demanda para Berçário e Maternal, que atendem crianças de zero a 4 anos incompletos. Ressalta-se, porém, que o Município é obrigado a atender estudantes a partir de quatro anos completos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Arquivo/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial