Inicial > Notícias > Prefeitura de Santa Maria lançou oficinas...

Notícias

09/04/2019 09/04/2019 17h09m

Prefeitura de Santa Maria lançou oficinas de informática e reinaugurou Centro de Inclusão Digital


Oficinas são voltadas à terceira idade e a jovens estudantes. No entanto, cidadãos também podem ter acesso aos equipamentos

 

A Prefeitura de Santa Maria lançou, na tarde desta terça-feira (09), as oficinas de inclusão digital para terceira idade e jovens estudantes – 2019. A iniciativa ocorreu na Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, sede do Centro de Inclusão Digital (CID). Na ocasião, a sala de informática foi reinaugurada e está aberta à comunidade.

O Centro de Inclusão Digital é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, com apoio da Fundação Bradesco, do Lions Clube Santa Maria Centro, da Associação dos Amigos da Biblioteca e da Academia Santa-Mariense de Letras. A partir da próxima semana, idosos e jovens estudantes passam a ter cursos básicos de informática.

“As oficinas proporcionarão conhecimento e educação a quem participa. Só temos a agradecer a essa iniciativa e convidar a comunidade para que participe, pois, esse espaço é dos cidadãos”, destacou o prefeito Jorge Pozzobom.

“Comemoramos muito essa conquista, que só foi possível graças às parcerias. É com muito orgulho que proporcionaremos essas atividades que garantem a inclusão das pessoas”, complementou a secretária adjunta de Cultura, Esporte e Lazer, Márcia Teston, que também é coordenadora da Biblioteca Pública Municipal.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella, também participou da solenidade, assegurando que a pasta trabalha com projetos voltados à inclusão digital, lembrando, ainda, que a Cultura é um dos pilares para a transformação e crescimento da sociedade.

OFICINAS DE INFORMÁTICA

Até o dia 12 de abril, as inscrições estão abertas, das 8h ao meio-dia e das 13h às 16h. As aulas para as oficinas da terceira idade e jovens estudantes começam a partir do dia 15 de abril e são gratuitas. Ressalta-se que, devido ao número limitado de computadores, as vagas serão preenchidas conforme a ordem de inscrição. Serão oferecidos cursos básicos de informática. As inscrições podem ser feitas diretamente na biblioteca.

CENTRO DE INCLUSÃO DIGITAL

O Poder Executivo disponibiliza à comunidade 20 computadores para pesquisa e trabalho. As máquinas têm acesso à rede wi-fi. Para acessar os equipamentos, das 8h30min ao meio-dia, basta apenas levar um documento oficial com foto. No local, um monitor auxilia os visitantes.

O CID foi criado com o objetivo de facilitar o acesso à tecnologia, promover a inclusão digital, estimular o desenvolvimento da comunidade e desenvolver a responsabilidade social. Turmas de escolas que também tenham interesse em levar os alunos podem agendar e reservar o espaço, basta a presença do professor.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial