Notícias

17/03/2019 17/03/2019 15h39m

Técnicos da Prefeitura participam de curso sobre licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos


Atividades, divididas em dois módulos, discutiu conceitos para a elaboração do processo de licenciamento ambiental e para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

 

Servidores da Prefeitura lotados na Secretaria de Meio Ambiente participaram, no sábado (16), de um curso de introdução ao licenciamento ambiental e gerenciamento de resíduos sólidos, promovido pela Químea Soluções Ambientais, com sede em Santa Maria. Dividido em dois módulos, o curso foi destinado a estudantes e profissionais de áreas ligadas ao Meio Ambiente e à Engenharia. A participação dos servidores foi subsidiada pela Prefeitura, e o curso ocorreu na sede do Senac.

Além da secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, e do superintendente de Licenciamento da pasta, Gerson Vargas Peixoto, participaram do cursos fiscais, técnicos e servidores que atuam na Central de Gerenciamento de Resíduos da Prefeitura. 

"A  participação neste curso foi extremamente importante para o planejamento de atividades que vamos desenvolver, em conjunto com a Secretaria de Educação do Município, voltados à Educação Ambiental. A parte técnica explanada nos dois módulos vai sustentar nossas ações para desenvolver o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, já apresentado ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema)", explicou a titular da pasta, Sandra Rebelato. 

O diretor da Químea Soluções Ambientais, Marçal Paim da Rocha, destacou a participação dos servidores da Secretaria de Meio Ambiente como fundamental pela relevância dos assuntos tratados durante a formação, que conferiu aos participantes material didático e certificação de oito horas-aula. 

"O curso teve o objetivo de fornecer conceitos para a elaboração do processo de licenciamento ambiental e, consequentemente, para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, de acordo com a legislação e normas vigentes. Ficamos satisfeitos com a participação dos servidores técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e, mais ainda, pelas presenças da secretária Sandra e do superintendente de Licenciamento, Gerson Peixoto", afirmou Marçal da Rocha. 

No Módulo I, sobre licenciamento ambiental, conduzido diretora técnica da Franquia Químea Ambiental em Lajeado (RS), Rina Vichara Berro, os participantes receberam informações sobre a legislação, termos e definições, tipos de licenças ambientais, procedimentos licitatórios, licenciamento ambiental estadual e municipal, além de particularidades sobre os procedimentos para a obtenção de licenças. 

Já o Módulo II, sobre gerenciamento de resíduos sólidos e ministrado pelo diretor da Químea, Marçal da Rocha, foram apresentados temas como controles ambientais, legislação, normas técnicas, termos e definições, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, classificação e segregação, acondicionamento e transporte interno, plano de contingência, armazenamento temporário e destinação final de resíduos sólidos. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial