Notícias

23/02/2019 23/02/2019 19h30m

Com horário estendido, Unidade de Saúde Roberto Binato promoveu mutirão para atendimentos noturnos


Além do perído regular de funcionamento, durante manhã e tarde, a Estratégia Saúde da Família esteve aberta das 18h às 22h 

Para ampliar o acesso da comunidade aos serviços de Saúde, a Estratégia Saúde da Família (ESF) Roberto Binato, localizada no Bairro Juscelino Kubitschek, funcionou em três turnos na sexta-feira (22). O horário ampliado, das 18h às 22h, além do período normal de atendimento durante o dia, é a aposta da equipe para proporcionar atendimento aos usuários que não têm disponibilidade de cuidar da saúde durante o dia. Além dos procedimentos de rotina, a ESF ofereceu uma série de exames gratuitos. 

A técnica de enfermagem da ESF Roberto Binato, Liane Cichero, explica que a unidade se propõe a realizar ações semelhantes uma vez por mês, de acordo com a disponibilidade da equipe. geralmente, os exames preventivos de câncer de colo de útero são pré-agendados e os demais, são realizados em livre demanda. A equipe contou com enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de Saúde e voluntários acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina. 

"A procura foi muito boa no horário noturno. Com três enfermeiras, conseguimos coletar 40 exames preventivos. E todas as mulheres atendidas tiveram seu cadastro atualizado como preconiza o Município", afirmou Liane Cichero. 

Os profissionais de Saúde também realizaram 40 aferições de pressão arterial, 88 testes rápidos para HIV, Hepatite B e C, e Sífilis. Ainda, um cirurgião dentista fez 14 avaliações bucais durante o horário noturno. A iniciativa de horário ampliado na UBS Roberto Binato tem sido feita desde novembro de 2018 em função da grande demanda dos bairros Prado, Caramelo e Jockey Club, regiões de abrangência da unidade. 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial