08/02/2019 08/02/2019 14h29m

Prefeitura intensifica fiscalização em veículos do transporte coletivo do Município

Ação tem o objetivo de verificar as condições dos veículos a fim de dar segurança aos usuários

A Prefeitura de Santa Maria tem intensificado, neste início de ano, a fiscalização nos ônibus do transporte coletivo do Município. As vistorias têm o objetivo de verificar as condições dos veículos, a fim de dar segurança aos usuários que utilizam o serviço em Santa Maria.

Conforme a Gerência de Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, a periodicidade da fiscalização varia conforme o tipo de transporte e a idade dos veículos. Ônibus de transporte coletivo e os de transporte distrital, com até oito anos (contados a partir da data de fabricação), passam por vistoria anualmente. Aqueles acima dessa idade tem vistoria semestral, assim como os de transporte seletivo (neste caso, independentemente da idade do veículo).

A fiscalização nos veículos é solicitada pelas empresas, antes da data de vencimento do Selo de Vistoria anterior. Caso um ônibus esteja andando com o selo fora da data de validade, o veículo é notificado e retirado de linha.

Durante as fiscalizações, os fiscais observam, entre outras questões, as condições dos pára-choques, das luzes e faróis, da buzina, dos pneus, dos espelhos, do assoalho, teto e assentos, da campainha, entre outros itens.

Após as verificações, se aprovado, o veículo recebe um novo Selo de Vistoria, com a data de validade. Se reprovado, a empresa responsável deve realizar os ajustes solicitados e agendar nova vistoria. Enquanto isso não ocorre, o veículo não pode rodar pela cidade.

“Precisamos ter os ônibus do transporte coletivo em boas condições, para fornecer um serviço com qualidade e segurança aos nossos usuários”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana do Município, João Ricardo Vargas (Coronel Vargas).

Santa Maria conta, atualmente, com uma frota composta de 252 veículos coletivos, 16 seletivos e 13 distritais. Em janeiro de 2019, já foram vistoriados 15 coletivos, dois seletivos e dois distritais.

Texto e fotos: Mariana Fontana (Mtb 17.770)

Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2019, Todos os direitos reservados.