07/02/2019

ESF São Francisco estará aberta no próximo sábado para a realização de testes rápidos

Ação busca conscientizar a população sobre maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis durante o período de Carnaval

Com o objetivo de prevenir doenças e orientar os cidadãos neste carnaval, a Estratégia Saúde da Família (ESF) São Francisco realizará uma ação especial de conscientização no próximo sábado (09). A atividade ocorre das 8h30min às 16h30min na própria unidade de Saúde, localizada na esquina da Rua Santa Maria com a Rua São Luiz Gonzaga, no bairro Diácono João Luiz Pozzobon.

Para entrar no clima de festa e conscientização, a unidade de Saúde terá decoração temática e músicas de carnaval. Ainda, a equipe vai prestar informações e esclarecimentos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e realizará testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, que são facilmente realizados com uma amostra de sangue retirada do dedo do paciente. O resultado dos testes é rápido e pode ser conferido após alguns minutos da realização do mesmo.

De acordo com a enfermeira e coordenadora da ESF São Francisco, Nathalia Fantinel, a atividade foi idealizada pela equipe nesta época pré-carnaval por se tratar de um período que, de acordo com estatísticas, aumenta a incidência de DST’s.

“A ação foi pensada em vista do carnaval e na prevenção de doenças. Ofertar o serviço em um dia e em horário alternativo acaba ajudando a comunidade que não pode comparecer na ESF durante a semana para realizar os testes e cuidar da saúde”, informa Nathalia.

A ESF São Francisco orienta aos usuários interessados em realizar os testes rápidos que levem seu documento de identidade (RG) e cartão do SUS para acelerar o processo. Caso o cidadão não possua os documentos ou deixe de leva-los, ainda assim ele poderá realizar os testes.

Texto: Acadêmica de Jornalismo Elisa Dessbessell de Campos
Edição: Ana Bittencourt (Mtb. 14.265)

Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2019, Todos os direitos reservados.