Inicial > Notícias > Prefeitura aprova projeto arquitetônico para a...

Notícias

20/11/2018

Prefeitura aprova projeto arquitetônico para a construção do Memorial às Vítimas da Kiss


Certidão de Aprovação atesta que a documentação entregue está de acordo com a legislação municipal

 

Mais uma importante etapa no processo de ressignificação do luto causado pela tragédia ocorrida em 27 de janeiro de 2013. Na tarde desta terça-feira (20), a Prefeitura de Santa Maria, representada pela procuradora jurídica do Município, Rossana Schuch Boeira, entregou ao presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio Silva, a certidão de aprovação do projeto arquitetônico para o Memorial às Vítimas da Kiss.

Participaram do ato, realizado no Gabinete de Governança, a arquiteta e representante da Motta e Zene Engenharia e Arquitetura, Annelieze de Almeida Corrêa, e a arquiteta, servidora municipal e presidente do Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SM), Lídia Rodrigues. As profissionais destacaram a celeridade e comprometimento da Superintendência de Análise e Aprovação de Projetos, vinculada à Secretaria de Estruturação e Regulação Urbana, na tramitação do processo.

Pelo documento (Certidão de Aprovação nº 4925/2018), a AVTSM pode dar continuidade ao anseio de construir o memorial em homenagem às 242 vítimas e aos mais de 600 sobreviventes. O projeto foi assinado pelo arquiteto Felipe Zene Motta, vencedor do concurso nacional realizado para definir a ideia mais apropriada para a obra que será construída no local onde funcionava a boate, na Rua dos Andradas, no Centro da cidade.

“Sabemos que não se muda a História. A História se preserva e se aprende com ela. A aprovação deste projeto é um gesto simples e simbólico de que a comunidade e a Prefeitura de Santa Maia entenderam que essa é uma dor coletiva”, enfatizou a procuradora Rossana Boeira.

“A etapa vencida com a aprovação do projeto arquitetônico vem somar ao nosso compromisso, enquanto Administração Municipal, em estar junto com a associação desde o primeiro ano de governo. Desapropriamos o prédio onde funcionava a boate, apoiamos a captação de recursos para o concurso nacional e, principalmente, cuidados das pessoas por meio da reformulação, ampliação e manutenção do Santa Maria Acolhe”, afirmou o prefeito Jorge Pozzobom.

Em nome da associação, o presidente Sérgio Silva, mencionou o envolvimento e o empenho do prefeito Jorge Pozzobom aproximar o Poder Executivo e a AVTSM para que, juntas, pudessem estar lado a lado.

“Nós agradecemos ao prefeito pela maneira como ele abraçou nossa dor, de corpo e alma. Foi e a ainda é um episódio muito difícil, sofremos com o abandono do Poder Público durante quatro anos, mas fomos muito bem acolhidos pela atual Administração”, concluiu Sérgio Silva.

Com a Certidão de Aprovação, a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria tem a garantia que o projeto atende às exigências da legislação municipal e poderá solicitar licença para o início da construção, ainda sem data definida. O documento tem validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial