Notícias

05/10/2018 05/10/2018 17h16m

Programa Educa Trânsito realiza atividade de conscientização com crianças de escola no Bairro Camobi


Iniciativa da Secretaria de Mobilidade Urbana busca disseminar informação e formação para professores, educandos e comunidade sobre conduta no trânsito

 

Em comemoração ao Mês das Crianças e complementando as atividades da Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura realizou uma série de atividades lúdicas e educativas sobre conscientização no trânsito com alunos do ensino infantil da Escola de Educação Infantil Pedacinho de Céu e Ensino Fundamental Ceduca, em Camobi. As ações, promovidas pelo programa Educa Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, foram realizadas nos turnos da manhã e da tarde.

O programa tem por missão ser um referencial de informação e formação para professores, educandos e comunidade em geral, em relação às normas de circulação e condutas elencadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A coordenadora do Educa Trânsito, Vânia Varaschini, esteve presente durante as atividades e interagiu com as crianças com o personagem “Fada do Trânsito”.

“A escola é a base da nossa formação no Educa Trânsito. Assim conscientizamos os futuros motoristas e pedestres do nosso país, educando-os para a cidadania e o respeito no trânsito”, afirmou a  coordenadora.

As crianças participaram de uma simulação em um circuito de trânsito, onde algumas faziam o papel dos veículos e outras eram pedestres. Dessa forma, os pequenos puderam compreender quando devem atravessar a rua e quando devem esperar. Também foi ensinado o uso correto do cinto de segurança, além de noções básicas de segurança e respeito.

“A atividade é muito interessante e proveitosa, pois as crianças levam o que aprenderam aqui para suas casas e passam a observar e alertar seus pais.” expressou a diretora da escola, Adiles Cantarelli.

Para o servidor da Secretaria de Mobilidade Urbana e fiscal de trânsito, Roberto Almeida, as atividades promovidas pelo programa Educa Trânsito colaboram para o papel social desempenhado pelos agentes.

“É muito importante esse tipo de ação, pois mostra para a comunidade que nosso trabalho não é apenas multar as pessoas, mas também educar e prevenir para que as ruas sejam cada vez mais seguras e livres de infrações”, afirmou Roberto Almeida.

 

 

Texto: Acadêmica de Jornalismo Cristina Hass
Edição: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial