Notícias

25/09/2018 25/09/2018 16h54m

Em projeto encaminhado ao Legislativo, Prefeitura solicita autorização para contratar financiamentos


 Executivo conta com o apoio do Legislativo para viabilizar os recursos que trarão benefícios à malha viária da cidade (Foto: João Vilnei)

Proposta do Executivo solicita autorização para que Município possa contratar financiamentos

 

Para solucionar o problema grave de buracos nas vias urbanas de Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin entregaram, na manhã desta terça-feira (25), um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores de Santa Maria. A proposta entregue pelos gestores solicita aos parlamentares que autorizem a Prefeitura Municipal a contratar financiamento de até R$ 50 milhões, por meio do programa Avançar Cidades, do Governo Federal; e R$ 28 milhões através do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.

O primeiro contrato busca elaborar estudos, projetos e executar as obras de requalificação urbanística relativa à pavimentação da malha viária em todas as regiões da cidade. Já o segundo tem a intenção de pavimentar as vias urbanas e recuperar as estradas rurais.

Na sala da Presidência da Casa Legislativa e na presença da grande maioria dos vereadores, o prefeito Jorge Pozzobom explicou como funcionam os financiamentos, os valores, os juros, os prazos de carência e, obviamente, os relevantes e grandiosos benefícios que eles trarão à cidade. Em estudos já realizados pela Prefeitura, foram identificados 68 pontos críticos relacionados aos buracos e às infraestruturas das ruas. Com os recursos, o Município conseguirá recuperar de forma definitiva a trafegabilidade das vias.

“Temos recebido cobranças, de forma justa e necessária, e por isso estamos buscando soluções. Essa foi a maneira encontrada para dar uma resposta aos problemas enfrentados. Estamos à disposição dos vereadores para esclarecer qualquer dúvida e para que possamos discutir, juntos, as melhorias que estes financiamentos trarão ao Município”, pontuou o prefeito Jorge Pozzobom.

Na ocasião, prefeito e vice ressaltaram que vários fatores – como o número de veículos e o desgaste da malha asfáltica – contribuem para que haja um investimento forte e robusto na área. Ambos também reforçaram a grave situação financeira enfrentada pelo Município e a necessidade de achar alternativas, como as apresentadas, para solucionar em definitivo estas demandas.

“Desde sempre, o Governo trabalha com responsabilidade e transparência. Diante da crise financeira estamos viabilizando os recursos, mas sem, jamais, comprometer o orçamento do Município”, reforçou o vice-prefeito Sergio Cechin.

Dessa forma, Pozzobom e Cechin encaminharam o Projeto de Lei, em caráter de urgência, para que seja avaliado pelos vereadores, já que os parlamentares também são fundamentais para a construção da solução definitiva envolvendo os buracos nas ruas.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Vilnei (Mtb 18.086)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial