Notícias

19/09/2018

Re.Viva Bozano: parceria entre Prefeitura e empresa garante doação de tintas para as artes na rua


Instituto de Planejamento e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação estão à frente da iniciativa, apoiadas por todas as secretarias de Governo (Foto: João Alves)

Em outubro, três professores de Arquitetura e Urbanismos das universidades da cidade ministrarão workshop sobre o projeto do Executivo

 

A partir do dia 1º de dezembro, a segunda quadra da Rua Doutor Bozano será repaginada por meio do projeto “Re.Viva Bozano”. A proposta da Prefeitura de Santa Maria em tornar o espaço em um ambiente voltado aos pedestres está avançando e, nos próximos meses, ganhará novos contornos. Isso porque o Executivo definiu os palestrantes para o workshop de formação de trabalhos e, também, garantiu uma importante parceria, já que uma fabricante vai doar as tintas para a pintura da via compartilhada.

Sabendo das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município e entendendo que o projeto é inovador e trará benefícios à população, a fabricante de tintas Resicolor firmou parceria com a Prefeitura e vai doar as tintas para as pinturas e as artes na Bozano – próprias para este tipo de intervenção. Com a atitude da empresa, o Município praticamente não terá custos para executar a iniciativa.

Para transformar a segunda quadra da via, projetos serão pensados por professores e estudantes de diferentes cursos de graduação ligados às universidades da cidade. Eles serão orientados por meio de um workshop, que será realizado no dia 20 de outubro. O curso será ministrado pelos professores de Arquitetura e Urbanismo Filipe Maciel, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Juliana Guma, da Universidade Franciscana (UFN); e Micaela Dias, da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra-SM).

Conforme o presidente do Instituto de Planejamento (Iplan), Daniel Pereyron, que, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, coordena o projeto, o cronograma será cumprido normalmente e a data de intervenção na via não deve ser alterada.

“Está tudo indo como planejamos, desde a organização do workshop às parcerias firmadas para concretizar a iniciativa. A partir do dia 1º de dezembro, a segunda quadra da Bozano estará totalmente revitalizada”, disse Pereyron.

A ESCOLHA DOS PROJETOS

As propostas inscritas serão escolhidas pelos santa-marienses, por meio de uma votação que inicia no dia 22 de outubro e se encerra no dia 29 do mesmo mês. De acordo com a Prefeitura, os grupos devem propor espaços de convivência, com pinturas e artes no chão, Parklets, esculturas, floreiras, luminárias, arborização e outros equipamentos voltados aos pedestres. O trânsito de carros deve ficar em apenas uma faixa, devidamente segura às pessoas, com balizadores – sem estacionamentos até a Rua Serafim Valandro.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial