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08/08/2018

Instabilidade no sistema do Cadastro Único causa impacto no atendimento realizado pela Prefeitura


Em comunicado, Ministério de Desenvolvimento Social admite o problema que atinge programas como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada

 

Na terça (07) e na quarta-feira (08), a Secretaria de Desenvolvimento Social tem enfrentado problemas no acesso ao sistema do Cadastro Único (CadÚnico). O CadÚnico é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal para a coleta de dados e informações utilizadas na identificação de todas as famílias de baixa renda existentes no país. O problema foi identificado e comunicado à Prefeitura de Santa Maria pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), por meio de comunicado oficial.

A gestora municipal do Programa Bolsa Família, Claudemara Tolotti, explica que o a instabilidade e lentidão do sistema está ocorrendo em todo o país, inclusive, outros municípios vizinhos relatam o mesmo problema.

“O acesso ao CadÚnico é fundamental na nossa rotina de trabalho. Com esse problema, estamos enfrentando dificuldades para executar encaminhamentos e consultas. No comunicado, o Ministério de Desenvolvimento Social não deu prazo para estabilizar novamente o sistema, portanto, pedimos a compreensão das pessoas que se dirigem até a Secretaria de Desenvolvimento Social”, enfatizou a gestora.

O problema no sistema do Governo Federal tem impactado diretamente a consulta, acesso e cadastro do Número de Identificação Social (NIS) e os encaminhamentos ao  Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros serviços. Por isso, usuários têm encontrado filas e demora no atendimento.

Para evitar transtornos, a Secretaria de Desenvolvimento Social reduziu a oferta de fichas de atendimento. Em dias normais, são distribuídas 50 fichas. Diante do problema, o número foi reduzido para 40 atendimentos diários, pelo menos até que o sistema seja normalizado.

O setor do CadÚnico atende de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 12h, na Secretaria de Município de Desenvolvimento Social (SMDS), localizada na Rua General Neto, nº 504, telefone (55) 3222-7931.

 

O QUE DIZ O COMUNICADO DO MINISTÉRIO
“[...] O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) informa que, desde o dia 7 de julho de 2018, quando foi implantada a autenticação em duas etapas, o Sistema de Cadastro Único tem enfrentado indisponibilidade e lentidão em nível nacional. A Caixa Econômica Federal (CAIXA) já foi acionada pelo MDS para correção dos problemas apresentados pelo Sistema de Cadastro Único, mas ainda não apresentou previsão para a normalização dos acessos [...]”.

 

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Foto: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

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