Notícias

08/08/2018 08/08/2018 16h40m

Prefeitura e Comdica abrem a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


Participantes votarão moções e propostas e, ainda, escolherão os delegados para a Conferência Estadual (Foto: João Alves)

Evento ocorre, durante toda a quarta-feira, na Faculdade Palotina

 

Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, a Prefeitura de Santa Maria e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) realizam, durante toda esta quarta-feira (08), a IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento ocorre no auditório da Faculdade Palotina (Fapas) e busca discutir vários temas, como o enfrentamento da violência, políticas públicas e garantia dos direitos.

Para o início das atividades, uma mesa redonda foi montada para que o tema central pudesse ser debatido. Participam das palestrantes: Dorian Mônica Arpini, Daniele Lang, Verginea Rossato e Ingrit Kipper Amaraim. À tarde, serão realizados grupos de trabalho, em quatro eixos: Garantia de Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes.

A secretária de Desenvolvimento Social, Lorena dos Santos, participou da Conferência, ressaltando que a Prefeitura é uma grande defensora do direito das crianças e dos adolescentes. Segundo ela, é necessário mobilizar os integrantes da rede para ampliar as políticas inclusivas e de proteção.

“É sempre preciso fortalecer a rede de proteção à criança e ao adolescente. Juntos fazemos a diferença e superamos os desafios”, afirmou a secretária.

“Necessitamos sempre construir estratégias e propostas que efetivem as políticas públicas, com ações de enfrentamento da violência e proteção integral às crianças e aos adolescentes”, complementou a presidente do Comdica, Rosane Janczura.

Até a noite, os participantes da IX Conferência encaminharão propostas e moções ao Conselho e realizarão a plenária final, em que serão votados os projetos e escolhidos os delegados para a Conferência Estadual.

Também participaram do encontro, o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Leonardo Kortz, e o diretor da Faculdade Palotina, Gilberto Orsolin.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial