Inicial > Notícias > Campanha de vacinação contra o Sarampo...

Notícias

31/07/2018 31/07/2018 16h53m

Campanha de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite será realizada de 06 a 31 de agosto


Vacinação é o método mais eficaz para prevenção de doenças graves (Foto: Arte/ Divulgação)

Público-alvo são crianças entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias

Considerando a ocorrência de casos de Sarampo no Brasil e a baixa cobertura vacinal para a Poliomielite, uma campanha de vacinação contra as duas doenças será realizada em todo o país a partir do dia 06 de agosto, se estendendo até 31 do mesmo mês. O Setor de Vigilância Epidemiológica e Imunizações da Prefeitura de Santa Maria trabalha na coordenação da campanha em nível local, organizando a imunização nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Estratégias Saúde da Família (ESFs) e nos distritos do Município.

O público-alvo da campanha são crianças com idade entre um e quatro anos, 11 meses e 29 dias. É fundamental que todas as crianças compareçam aos postos de Saúde, para que seja avaliada a situação vacinal e para que receba uma dose adicional, se for necessário.

Conforme a enfermeira Andréa Lenz, responsável pelo Setor de Imunizações da Prefeitura, a estimativa é que 12.556 crianças sejam vacinadas em Santa Maria, e a meta é atingir, pelo menos, 95% desse número.

Além de abrir as Salas de Vacinas diariamente para a vacinação, no dia 18 de agosto, sábado, será o “Dia D” da imunização, quando as Unidades de Saúde da cidade abrirão para atender a demanda de pessoas que não conseguem receber a vacina durante a semana.

“O método mais eficaz de prevenção de doenças graves, como o Sarampo e a Poliomielite, é a vacinação das pessoas. Além da proteção individual, ao atingir altas coberturas vacinais (acima de 95%), ocorre a chamada imunidade de rebanho que diminui a probabilidade de a população adquirir a doença mesmo com ocorrência de casos importados”, explica Andréa.

A Prefeitura de Santa Maria já organizou o cronograma de vacinação nos distritos da cidade. No Interior, a aplicação das doses terá início no dia 07 de agosto, no Distrito do Passo do Verde (veja o cronograma completo aqui). Com relação às Salas de Vacina das UBSs e ESFs, o Executivo ainda trabalha no ajuste dos horários de cada local.

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Arte/ Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial